Cores vibrantes, um humor com personalidade e bastante simetria. O cinema de Wes Anderson se tornou conhecido entre o público por trazer esses e outros elementos marcantes que transformaram sua filmografia em um universo coeso e esteticamente notável.
- Tudo sobre O Esquema Fenício, filme de Wes Anderson
- Artistas usam IA para transformar clássicos do cinema em filmes de Wes Anderson
Para a alegria dos cinéfilos, Anderson está de volta com o pacote completo em O Esquema Fenício, novo filme do cineasta que estreia no dia 29 de maio nos cinemas brasileiros após estrear no Festival de Cannes 2025. A produção, que é estrelada por Benicio del Toro (Sicario: Terra de Ninguém), promete uma aventura digna da carreira do diretor.
Filmes de Wes Anderson para maratonar
Para quem quer se preparar para a estreia de O Esquema Fenício conhecendo mais do estilo único do diretor, o Canaltech selecionou 6 filmes de Wes Anderson para maratonar. Confira mais detalhes sobre os longas a seguir:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- O Grande Hotel Budapeste (2014)
- O Fantástico Sr. Raposo (2009)
- Os Excêntricos Tenenbaums (2001)
- Moonrise Kingdom (2012)
- Asteroid City (2023)
- Ilha de Cachorros (2018)
O Grande Hotel Budapeste
Vencedor de quatro prêmios do Oscar, O Grande Hotel Budapeste é, provavelmente, o filme mais popular da carreira de Wes Anderson. Logo, a produção é uma boa porta de entrada para quem nunca viu nada do diretor e está curioso para conhecer os elementos básicos de sua filmografia.
Com um elenco repleto de estrelas, como Ralph Fiennes (Conclave), Bill Murray (Os Caça-Fantasmas) e Tilda Swinton (O Quarto ao Lado), apenas para citar alguns, O Grande Hotel Budapeste se passa na década de 1930 e acompanha a amizade do gerente e de um funcionário de um um famoso hotel europeu.
Unidos pela rotina, os dois logo se veem diante de uma aventura perigosa quando acabam se envolvendo no roubo de um quadro valioso, parando no meio de uma briga por uma fortuna de família.
O Grande Hotel Budapeste está disponível para streaming no Disney+.
O Fantástico Sr. Raposo
Uma parte importante da carreira de Wes Anderson tem a ver com animações, e O Fantástico Sr. Raposo é um perfeito exemplo disso. Extremamente elogiada, a animação é feita a partir da técnica stop motion com base no livro infantil do escritor Roald Dahl, que fala sobre o embate entre família e ambição, além das dinâmicas de poder na sociedade.
Na trama, o Sr. Raposo descumpre uma promessa que fez à esposa, depois de 12 anos vivendo uma rotina bucólica, ao invadir as fazendas de seus vizinhos para roubar. Colocando seu casamento em risco, ele também enfrenta um novo perigo ao voltar para seus velhos hábitos, já que os fazendeiros do local decidem montar uma armadilha para capturá-lo.
O Fantástico Sr. Raposo está disponível para streaming no Disney+.
Os Excêntricos Tenenbaums
Mais um ótimo filme para conhecer o estilo único de Wes Anderson é Os Excêntricos Tenenbaums. Lançado no começo dos anos 2000, o longa conta aquela típica história de famílias disfuncionais, explorando como essas relações afetam cada um dos integrantes da árvore genealógica. O diferencial, claro, é a maneira como Anderson conduz a trama com seu jeito marcante e cheio de personalidade.
Em Os Excêntricos Tenenbaums, seguimos a família Tenenbaum, composta por Royal (Gene Hackman), sua esposa Etheline (Anjelica Huston) e seus três filhos que, mesmo diferentes entre si, são igualmente bem-sucedidos. Quando Etheline resolve se casar com outra pessoa, o excêntrico e irresponsável Royal resolve lutar pela relação, reunindo toda a família em um encontro que revela todos os traumas do grupo.
Os Excêntricos Tenenbaums está disponível para streaming no Disney+.
Moonrise Kingdom
Um dos filmes mais queridos de Wes Anderson, Moonrise Kingdom mostra toda a expertise do cineasta em criar universos tão coloridos e simétricos que a sensação é de que fomos transportados para uma realidade paralela. Com Bruce Willis (Duro de Matar) e Bill Murray no elenco, o filme fala sobre a inocência da infância, os primeiros amores e o processo agridoce do amadurecimento.
Situada em 1965, a trama acompanha a rotina dos residentes de uma ilha que, juntos, formam uma comunidade aparentemente livre dos males do resto do mundo. Mas quando dois adolescentes se apaixonam e decidem fugir do local antes que uma terrível tempestade chegue à região, os moradores se unem para procurá-los, criando situações inesperadas.
Moonrise Kingdom está disponível para compra ou aluguel no Prime Video, Apple TV, Google Play e YouTube.
Asteroid City
Se você quer assistir a um filme mais recente de Wes Anderson, Asteroid City é uma boa pedida. Estrelado por Jason Schwartzman (Queer), um colaborador de longa data do diretor, e Scarlett Johansson (Viúva Negra), o longa faz um mergulho no intenso e complexo processo criativo de um artista, assim como também fala de perdas, conexões humanas e a busca por um propósito.
No filme, acompanhamos a rotina de uma cidade fictícia do deserto americano na década de 1950. Contada a partir da encenação de uma peça, a trama segue uma convenção acadêmica de astronomia, feita para unir alunos e pais. Até que um acontecimento revolucionário ameaça o andamento da convenção, provocando caos na pequena cidade.
Asteroid City está disponível para streaming na Netflix e no Prime Video, e para compra ou aluguel no Google Play.
Ilha de Cachorros
Ilha dos Cachorros é mais uma animação da elogiada filmografia de Wes Anderson que merece entrar na sua maratona. Assim como O Fantástico Sr. Raposo, essa animação também é feita com a técnica stop motion e conta com o apoio de colaboradores de longa data do diretor no elenco de vozes, como Bryan Cranston (Breaking Bad) e Edward Norton (Clube da Luta).
Em Ilha dos Cachorros, Atari é um garoto de 12 anos que vive na cidade de Megasaki sob a tutela de um prefeito corrupto. Quando o político aprova uma lei que proíbe cachorros de morarem no local após um surto de gripe canina, Atari se vê obrigado a se separar de seu bichinho de estimação, já que os cães são enviados para uma ilha que serve como depósito de lixo. Sem aceitar a condição, Atari parte em busca do fiel amigo, enfrentando uma jornada que vai transformar a vida da cidade para sempre.
Ilha de Cachorros está disponível para streaming no Disney+.
Leia também:
- Festival de Cannes 2025: conheça os filmes indicados à Palma de Ouro
- Crítica Asteroid City | O meticuloso vazio absoluto em tons pastéis
- 7 filmes com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes para ver na Netflix
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canaltech - Leia mais