A Sparz, desenvolvedora brasileira de tecnologias de core para redes 4G/5G, desenvolveu uma solução que reduz os custos da construção de redes móveis privativas em até 80%, quando comparadas com as tecnologias dos grandes fabricantes globais, que, além do preço alto, não oferecem a capacidade de customização e adequação necessária à realidade brasileira. A tecnologia é destinada ao uso em ambientes indoor como indústrias, shoppings, eventos, entre outros.
Com o lançamento da família de soluções de Core de Rede, a Sparz responde aos anseios dos mercados brasileiro e latino-americano por aplicações tecnologicamente eficientes e economicamente viáveis, segundo explica Ricardo Vieira, fundador da startup, que conta uma equipe de profissionais com mais de 20 anos de experiência no mercado de telecomunicações.
“A escalabilidade é, sem dúvida, um dos pontos fortes da nossa solução. A gente consegue crescer a rede de forma muito simples, acompanhando a expansão da operação sem complicação. E outro aspecto importante é a compatibilidade com os principais fabricantes de rádios do mercado, o que mostra que estamos preparados para atender todos os tipos de projetos”, revela o executivo.
As soluções lançadas pelas Sparz são:
Core de Rede EPC 4G: É responsável por gerenciar o tráfego de dados, autenticação dos usuários e mobilidade entre torres. Ele conecta os dispositivos à internet, garantindo qualidade, segurança e continuidade da conexão.
Core de Rede 5G SA: É projetado para oferecer baixa latência, maior capacidade e controle nativo de sessões e políticas de usuário. Ele gerencia conexões, dados, mobilidade e serviços avançados de forma nativa, sem depender da infraestrutura 4G.
Sparz quer parcerias com provedores de internet
“Para ampliar a presença da sua tecnologia no Brasil, a Sparz participa da Abrint 2025 em busca de parcerias estratégicas com ISPs regionais. A ideia é apoiá-los na expansão das suas redes privativas, fixas e móveis, atendendo com mais agilidade e eficiência às novas demandas do mercado.”
“Os ISPs têm um papel essencial na estrutura digital do país. São eles que, muitas vezes, levam conectividade onde as grandes operadoras não chegam, e com isso ajudam a movimentar economias locais, impulsionar negócios e melhoram o dia a dia das pessoas”, afirma Ricardo Vieira. “Na Sparz, acreditamos que essa atuação pode ir ainda mais longe. Ao oferecer redes privativas, os provedores abrem novas possibilidades de receita e ampliam seu protagonismo. Nosso papel é estar ao lado deles nesse caminho, oferecendo conhecimento técnico, treinamento e o suporte necessário para que essa transição aconteça de forma sólida e estratégica”, complementa.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais