A Nintendo revelou novos detalhes sobre Mario Kart World, incluindo um pouco mais de questões técnicas e sobre o desenvolvimento no Switch. O jogo representa uma mudança estrutural significativa: pela primeira vez, a série adota um formato de mundo aberto, abandonando o tradicional sistema de pistas isoladas.
De acordo com o produtor Kosuke Yabuki, o projeto começou a ser testado ainda em março de 2017, durante o desenvolvimento de Mario Kart 8 Deluxe. A ideia inicial era lançar o novo título para o Switch 1.

No entanto, ao longo dos anos, a equipe resolver caminhar por um novo rumo. Segundo Yabuki, Mario Kart 8 Deluxe foi o ponto de aperfeiçoamento da fórmula que vinha sendo seguida há 25 anos.
A partir disso, a equipe decidiu explorar um formato diferente: “Decidimos criar um mapa-múndi como esse”, afirmou o produtor em entrevista publicada no blog “Ask the Developer“.
Do Switch original ao Switch 2
A mudança para o Switch 2 ocorreu em 2020, quando os desenvolvedores perceberam as limitações técnicas do primeiro console em suportar o mundo vasto e interconectado que planejavam.
O diretor de programação Kenta Sato relatou que havia preocupação com a possibilidade de manter 60 quadros por segundo mesmo com a escala do novo mundo.

Segundo ele, “uma vez que decidimos lançar o jogo no Switch 2, esperamos que nossas preocupações desaparecessem de uma vez só”.
O novo título não apenas interliga as pistas de forma contínua, como também introduz o modo Free Roam, permitindo que os jogadores percorram livremente o mundo de jogo.
Para manter a sensação de competição mesmo com a maior dispersão dos corredores, o número de participantes por corrida foi ampliado de 12 para 24 jogadores.
Expansão visual e novos personagens
De acordo com a entrevista, a equipe de arte buscou recuperar a atmosfera vibrante de Super Mario Kart, do SNES, com foco em elementos visuais mais arredondados e expressivos.
O diretor de arte Masaaki Ishikawa comentou que o objetivo foi alinhar o design dos veículos ao visual dos personagens da série Super Mario, adotando uma estética mais “viva”, mesmo durante a corrida.

O processo de criação também incluiu personagens não jogáveis de títulos anteriores. Um dos destaques é a Vaca, inicialmente um rascunho para fazer graça que acabou se tornando jogável.
Segundo Ishikawa, isso abriu espaço para a participação de outros elementos clássicos dos cenários, como Cheep Cheep e Pokey, que agora também são corredores. A decisão se encaixa no conceito de mundo interconectado, em que obstáculos tradicionais agora fazem parte ativa da competição.
Mario Kart World será um dos jogos de lançamento do Switch 2, chegando às lojas no dia 5 de junho.
Fonte: Nintendo.
Fonte: Adrenaline - Leia mais