A Clash, empresa de investimentos que atua em aceleração de negócios e evolução digital, anuncia a aquisição da GRB, player do setor de recuperação de crédito e negociação de cobranças. Com mais de 10 anos de atuação, a GRB possui forte presença nos setores financeiro e varejo, e passa a integrar o ecossistema da Clash.
A transação envolveu desafios relevantes e foi concluída com a atuação do /asbz advogados como assessor jurídico e estratégico da operação, liderado pelo sócio Ricardo Melaré. Além disso, participaram do processo o Itaú BBA, atuando como assessor financeiro, e a PwC, responsável pela due diligence financeira e operacional.
No mercado desde 2016, a Clash acumula R$ 6 bi investidos em empresas, entre elas Mutant, Interaxa e Intervalor. O grupo planeja fechar o ano de 2025 com faturamento de R$ 1bi. A aquisição da GRB marca um novo capítulo na estratégia da companhia que se consolida como protagonista na evolução do setor de crédito e cobrança no Brasil. Após a compra da Intervalor em 2022, a entrada da GRB representa a expansão da atuação no mercado B2B com foco em inovação, automação e inteligência artificial generativa (GenAI).
O cenário da dívida no Brasil
Segundo dados do Banco Central e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento das famílias brasileiras alcançou patamares recordes nos últimos anos. Mesmo com o aumento da renda per capita em 2023, o crédito fácil e o consumo impulsionado por recuperação econômica levaram a um crescimento na inadimplência. Hoje, quase 80% das famílias brasileiras convivem com algum tipo de dívida ativa.
Juros elevados, processos de cobrança ineficientes e falta de educação financeira criam um ambiente de vulnerabilidade para o consumidor e um desafio operacional para empresas e instituições financeiras.
Nesse contexto, a evolução da forma de fazer cobrança se torna não apenas uma oportunidade, mas uma necessidade.
Inteligência artificial generativa: empatia em escala
A principal inovação da integração GRB + Clash é a aplicação da GenAI para tornar os processos de negociação mais personalizados, fluídos e empáticos. Ao usar grandes volumes de dados e linguagem natural, a tecnologia é capaz de adaptar abordagens em tempo real, oferecendo experiências que respeitam o momento emocional e financeiro do devedor.
Isso representa uma ruptura no setor, tradicionalmente marcado por interações ríspidas, canais fragmentados e baixa eficiência.
Além da automação, a Clash aposta em um modelo híbrido: tecnologias de autoatendimento integradas a equipes humanas especializadas, garantindo uma jornada digital completa, sem rupturas, respeitando o canal e o formato preferido de cada cliente.
Além da cobrança, o grupo tem investido em iniciativas de educação financeira, incentivo ao consumo consciente e soluções com taxas justas e flexíveis – reforçando seu papel como catalisador de uma cultura de crédito mais saudável no Brasil.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais