O presidente Donald Trump revelou na terça-feira (20) o projeto Golden Dome (ou “Domo de Ouro”). Trata-se de uma iniciativa que promete um escudo de última geração em toda a área continental norte-americana, capaz de detectar, rastrear e interceptar mísseis hipersônicos. A ambiciosa proposta deve custar pelo menos US$ 175 bilhões, e vai levar três anos para ser desenvolvida.
- Defesa dos EUA capta reentrada de foguete da SpaceX com atmosfera como sensor
- OVNIs: Congresso dos EUA discute relatos de fenômenos não identificados
A iniciativa foi anunciada pelo presidente e por Pete Hegseth, secretário de defesa, que explicaram que a Força Espacial norte-americana deve liderar o programa. “É hora de mudarmos essa equação e começamos a dobrar a proteção do nosso país”, declarou Guetlein, vice-chefe de operações espaciais.
O maior diferencial do sistema é seu funcionamento, que vai trabalhar com interceptadores espaciais. Tais interceptadores vão ser espaçonaves na órbita da Terra, capazes de derrubar mísseis enquanto estão se movendo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Até o momento, o projeto foi descrito como um sistema de defesa que seria desenvolvido para proteger os Estados Unidos. O nome da iniciativa parece ser inspirado no Domo de Ferro, sistema usado pelas Forças de Defesa israelenses para interceptar foguetes e armas de artilharia.
Além disso, a ideia norte-americana também leva inspiração em uma antigo programa de defesa contra mísseis proposto pelo ex-presidente Ronald Reagan na década de 1983. Na ocasião, ele insistiu para que a comunidade científica ajudasse os Estados Unidos a criar armas de defesa espacial que tornassem a ameaça das armas nucleares “impotentes e obsoletas”.
O programa foi chamado de Strategic Defense Initiative, ou apenas “SDI”, e recebeu o apelido de “Star Wars”. O motivo? Na época, a ideia parecia ter vindo direto de algum filme de ficção científica. Agora, passadas mais de quatro décadas, o presidente Trump sugere que o projeto pode se tornar realidade. “Vamos verdadeiramente compeltar o projeto que o presidente Reagan começou há quarenta anos, encerrando para sempre a ameaça dos mísseis aos Estados Unidos”, afirmou.
Leia também:
- Aumento do lixo e tráfego espacial pressiona Comando Espacial dos EUA
- Afinal, o que fará exatamente a nova Força Espacial dos Estados Unidos?
Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canaltech - Leia mais