A presença e o impacto das mulheres na tecnologia são temas de crescente importância, tanto em termos de equidade de gênero quanto de inovação. A participação feminina no setor ainda é desigual, mas iniciativas de incentivo e maior visibilidade das mulheres que já se destacam na área estão contribuindo para mudar essa realidade. Foi pensando nisso que o LabData, da FIA Business School, acaba de anunciar a abertura do programa Maratona de Dados, que vai oferecer bolsas de estudo em pós big data exclusivas para mulheres.
A Maratona de Dados exclusiva para mulheres vai conceder 2 bolsas de estudo 100% gratuitas para a turma presencial de maio da Pós-Graduação em Análise de Big Data – Data Engineering. “Não é tão comum ver meninas que se identifiquem desde cedo com as carreiras tecnológicas e das ciências exatas, mas percebo que cada vez mais estamos desmistificando isso na nossa cultura. Aqui, acreditamos que tecnologia só é poderosa de verdade quando reflete a diversidade do mundo real”, afirma a diretora do LabData, Alessandra Montini.
De acordo com Alessandra é preciso oferecer oportunidades para mulheres que almejam trilhar uma carreira nesse mercado, ainda dominado por homens. Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian (2024) para entender o perfil das mulheres que atuam na área de tecnologia revelou que a representação feminina neste setor no Brasil é de 0,07% – correspondendo a 69,8 mil profissionais. O levantamento foi realizado numa base de mais de 93,3 milhões de pessoas do gênero feminino. Em comparação ao público masculino, 0,33% trabalham na área de TI, conforme levantamento feito com 92,4 milhões de homens no país.
Para concorrer é simples. Basta preencher todo o formulário e responda a seguinte pergunta: “Como a engenharia e a arquitetura de dados podem contribuir para melhor ajudar os pacientes hospitalizados?”
O prazo para responder é até segunda-feira, 26 de maio.
Para participar, acesse: https://lp.labdata.fia.com.br/maratona-de-dados-big-data-e-lugar-de-mulher
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais