A chegada de uma frente fria de origem polar que avança pela América do Sul marca a primeira onda de frio de 2025 no Brasil. As regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte devem registrar chuvas e queda nas temperaturas e geada entre os dias 27 de maio e 1º de junho.
- Nós sentimos mais dor no frio? Entenda o que realmente acontece com o seu corpo
- Por que existe limite físico para o frio, mas não para o calor?
De acordo com o Climatempo, um primeiro “pulso” de ar polar deve espalhar áreas de instabilidade pelos estados do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e parte de São Paulo entre os dias 27 e 30 de maio. Há possibilidade de que os ventos gelados também alcancem Rondônia e o Acre.
Já uma segunda “dose” de ar polar deve avançar sobre o Brasil entre os dias 31 de maio e 1º de junho, fazendo com que o ar frio atinja outras partes do Sudeste e do Centro-Oeste do país.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Temperaturas negativas e geada

Dados meteorológicos do Climatempo indicam que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul devem registrar temperaturas negativas de 29 a 30 de maio, com os termômetros marcando valores abaixo de 0 °C, inclusive fora das regiões serranas.
As simulações atmosféricas também apontam para a ocorrência de geada nos últimos dias de maio em diversas áreas dos três estados do Sul. Algumas cidades podem ter geadas de intensidade moderada a forte, com risco de danos à agricultura. Os meteorologistas não descartam a possibilidade de neve na região.
Frio em outras regiões
O avanço da onda de frio sobre o território brasileiro também derrubará as temperaturas no Sudeste e no Centro-Oeste, com muitas áreas dessas regiões registrando marcas próximas ou abaixo dos 10 °C. Não está descartada a possibilidade de que algumas cidades registrem temperaturas inferiores a 0 °C.
A massa de ar polar também pode avançar sobre Rondônia, Acre e áreas do sul do Amazonas, provocando o fenômeno conhecido como friagem. Rondônia e Acre podem ter temperaturas em torno de 10 °C em algumas cidades.
Leia mais:
- Mistério revelado: por que ficamos mais doentes quando está frio?
- Temperaturas mais baixas podem contribuir para uma vida mais longa
- O céu é mais azul no outono? Entenda as razões físicas por trás do fenômeno
VÍDEO | TELHA SOLAR
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canaltech - Leia mais