A Ábaco Consulting, boutique consultiva de negócios focada em gestão e parceira da SAP, está incorporando o uso da Inteligência Artificial (IA) em todas as etapas dos projetos de implementação dos softwares de gestão da empresa alemão, que vai do diagnóstico à evolução contínua das soluções. Essa estratégia tem como objetivo aumentar a eficiência, antecipar necessidades e ajudar os clientes a usarem, de fato, o que já têm contratado da SAP, mas que, por diversas vezes, desconhecem.
O ponto de partida dessa estratégia está no assessment, processo de diagnóstico que antecede o projeto. Essa etapa se enquadra tradicionalmente em entrevistas e roteiros, que passou a contar com o apoio da IA desde o início da pré-venda.
Com isso, a tecnologia tem a capacidade de analisar documentos, identificar padrões e preparar o time técnico para conduzir reuniões com maior assertividade. “Durante os encontros com o cliente, por exemplo, a Inteligência Artificial entra em ação com ferramentas de transcrição e análise automática de conteúdo, garantindo que nenhum detalhe do escopo seja perdido. Com isso, o conhecimento deixa de depender exclusivamente da memória ou interpretação de um único consultor, reduzindo riscos e aumentando a qualidade da entrega”, explicou Wilson Júnior, evangelizador de Inteligência Artificial na Ábaco Consulting.
Passando para a execução do projeto, a IA é aplicada para acelerar etapas, como a especificação funcional, por meio de técnicas de engenharia reversa e o controle técnico de atividades. “Com a aplicação assertiva, a automação de tarefas repetitivas, geração de templates e análise preditiva de dados tornam a jornada mais fluida e eficiente, enquanto modelos de linguagem, o que chamamos de LLMs, ajudam a validar documentações e propor melhorias com base em projetos anteriores”, completa Júnior.
Núcleo especializado que amplia potencial ‘invisível’
Mesmo com aplicações especializadas ao longo de todo o ciclo do projeto, o diferencial da Ábaco Consulting está em não encerrar o uso da IA após a entrega. Pelo contrário, a empresa aposta no acompanhamento ativo do cliente após a implantação, com foco na exploração contínua do potencial das soluções SAP.
Para garantir domínio técnico e alinhamento com as constantes atualizações da SAP, os times da Ábaco Consulting estão em processo contínuo de capacitação diretamente na plataforma da fornecedora, apoiando os clientes na exploração dos agentes e assistentes de IA que já fazem parte da estrutura do ERP (Enterprise Resource Planning), mas que muitas vezes o cliente não explora por falta de conhecimento.
“A SAP vem liberando com frequência novos recursos e aplicações de IA voltadas especialmente para o back-office, como conciliação bancária, automações em finanças e melhorias na governança de dados. No entanto, é comum que os próprios usuários desconheçam essas funcionalidades ou não saibam o que precisam fazer para ativá-las”, avalia Wilson.
Indo além, a Ábaco Consulting está criando um núcleo de estudo dedicado a mapear dores específicas de cada setor dos mercados que são considerados alvo pela empresa para desenvolver soluções personalizadas. O objetivo é que seus clientes possam tirar o máximo proveito das funcionalidades de IA dentro do ecossistema SAP, ampliando o papel da consultoria para além da implementação, o que a torna um parceiro estratégico na evolução constante dos negócios.
Essa abordagem permite que a Inteligência Artificial seja vista não apenas como um ganho pontual de eficiência, mas como um alicerce para decisões mais inteligentes, processos mais ágeis e uma nova cultura de gestão baseada em dados. “Em vez de esperar que o cliente esteja pronto, a Ábaco antecipa a transformação e prepara o terreno para que, no momento certo, cada organização consiga explorar todo o potencial da tecnologia com segurança, assertividade e retorno real”, conclui Júnior.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais