A Elo tem investido fortemente na segurança das transações financeiras de seus clientes, destacando-se no combate a fraudadores. Em parceria com a Prove Identity, empresa global especializada na verificação e autenticação de identidade digital, a Elo alcançou marcos importantes, se consolidando como referência no setor pela eficácia na segurança contra fraudes.
Nos primeiros nove meses de parceria, a solução da Prove — que valida a identidade digital por meio do número de celular — já apresentou resultados expressivos junto aos clientes e parceiros da Elo, com milhões de transações validadas por mês.
A cobertura das transações analisadas atingiu 99,7%, gerando o melhor nível de segurança disponível hoje no mercado para processos de autenticação, utilizando este tipo de tecnologia. Além disso, cerca de 4% das transações foram classificadas como de alto risco de fraude, incluindo atividades suspeitas como abertura de contas fraudulentas e roubo de contas.
A efetividade da solução da Prove Identity se reflete na significativa redução das fraudes financeiras para os clientes e parceiros Elo. A taxa de detecção de fraudes atingiu um aumento de 352% em comparação com as soluções de mercado utilizadas anteriormente pelos seus parceiros, com destaque para casos de roubo de conta e identidades sintéticas, um dos métodos mais comuns entre criminosos no universo digital.
A implementação da tecnologia da Prove juntamente com a Elo em seus parceiros também resultou em uma expressiva redução de custos, com uma diminuição de 90% nos gastos relacionados à identificação e mitigação de novos agentes fraudulentos. Esses números ressaltam a importância da tecnologia de autenticação digital na proteção do sistema financeiro e na criação de um ambiente mais seguro para os consumidores e empresas.
“A parceria entre as duas empresas tem se mostrado essencial para a redução de riscos e prejuízos financeiros, garantindo que as operações realizadas pelos clientes da Elo sejam analisadas com precisão e confiabilidade”, destaca Andrea Rufino, Líder de Marketing na América Latina da Prove Identity. “Em uma análise global, as soluções da Prove já processaram 30 milhões de transações, atingindo uma cobertura de 99,9% sem registros de erro. Esse desempenho reforça a confiabilidade da tecnologia implementada e o compromisso das empresas envolvidas na adoção das melhores práticas para a prevenção de crimes financeiros. O uso de dados centrados no celular tem se mostrado um fator essencial nesse processo, auxiliando na identificação de atividades suspeitas, como fraudadores tentando acesso indevido a contas bancárias e serviços digitais”, diz Rufino.
A Elo destaca a agilidade da Prove Identity na implementação da solução de segurança e a eficácia da tecnologia no combate às fraudes, permitindo a validação eficiente do número do celular vinculado ao usuário e garantindo maior segurança às instituições financeiras e aos usuários. As avaliações internas indicaram uma cobertura de 99,9% nas transações analisadas, com a detecção de 95% das fraudes relacionadas a roubo de conta e identidades sintéticas.
“A redução de 90% no impacto causado por novos fraudadores foi um dos principais benefícios observados da solução da Prove Identity, refletindo diretamente na segurança de nossos clientes e na credibilidade dos clientes e parceiros Elo”, afirma Gustavo Justi, Gerente Executivo de Prevenção a Fraudes da Elo.
Diante desses resultados expressivos, a Elo e a Prove já estão planejando os próximos passos para fortalecer ainda mais a segurança no setor financeiro. Entre as iniciativas previstas estão o monitoramento contínuo das transações fraudulentas de baixo valor e a implementação de ajustes e melhorias constantes nos mecanismos de prevenção de fraudes.
A segurança no setor financeiro tornou-se uma prioridade absoluta, especialmente diante do avanço das fraudes digitais e da sofisticação crescente das quadrilhas especializadas nesse tipo de crime.
Conforme destaca o porta-voz Edson Silva, Gerente Executivo de Produtos da Elo: “A empresa segue inovando constantemente para estar sempre um passo à frente dos cibercriminosos, utilizando tecnologia de ponta. O fraudador não é mais um iniciante. Por trás das fraudes, estamos lidando com organizações criminosas. Esse dinheiro está diretamente ligado a crimes, como a abertura de contas com dados vazados e o uso de identidades sintéticas.”, completa Edson Silva.
A Elo continua a se posicionar como uma empresa comprometida com a inovação e a segurança no setor de pagamentos. Seu foco em tecnologia e proteção contra fraudes reflete sua missão de oferecer soluções confiáveis e seguras para consumidores e empresas.
A Prove Identity é reconhecida mundialmente por sua tecnologia avançada, para validar e autenticar a identidade digital, com base em três principais pilares: a propriedade do número do celular atrelado a um CPF (usuário) e o tempo deste número de telefone atrelado ao usuário; verificação da conexão, ou seja, se é ou não um celular com um chip (SIM ou eSIM) real ou é uma conexão simulando ser um celular (conexão VoIP); e a propriedade do número do celular e a posse do chip, que está dentro do aparelho com os dados do dispositivo móvel no momento da abertura de conta.
“A Prove se destaca globalmente no segmento de identidade digital e autenticação, proporcionando soluções avançadas para verificação de identidade e prevenção de fraudes. Suas tecnologias são amplamente utilizadas por instituições financeiras e empresas de pagamento ao redor do mundo, garantindo maior segurança nas transações e protegendo os usuários contra ameaças cibernéticas. A parceria entre a Elo e a Prove reforça a importância da inovação tecnológica na construção de um ecossistema financeiro mais seguro e confiável para todos os envolvidos”, finaliza Andrea Rufino da Prove.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais