A Digital Foundry analisou o desempenho de Cyberpunk 2077 no Nintendo Switch 2, o que permitiu uma comparação do mesmo jogo em plataformas como o PS4 e Xbox Series S. E, de acordo com os dados apresentados pelo grupo, o jogo roda melhor no novo console híbrido do que na concorrência.
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Contra o PS4, ele mostra vários aprimoramentos: com resolução de 1080p em 40 FPS no Modo Desempenho na dock do videogame. No Modo Qualidade, podemos ver 30 FPS com o uso do DLSS para aprimorar a imagem.
Segundo os dados do Digital Foundry, a textura e qualidade dos assets de Cyberpunk 2077 no Nintendo Switch 2 e PS4 é a mesma. Porém, no videogame da Big N, elas parecem refinadas, estáveis e com menos ruídos. Isso traz um resultado notável entre os dois consoles.
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Ainda que tenha passado por muitas atualizações, o público se recorda do desastre que foi o lançamento de Cyberpunk 2077 no PS4 em 2020. A situação melhorou, mas está distante de estar perfeito — o que mostra o quanto o trabalho foi refinado graças aos aprimoramentos da CD Projekt Red, ao upscaling DLSS e outros recursos presentes no Switch 2.

Cyberpunk 2077: Switch 2 ou Xbox Series S?
A análise do Digital Foundry mostra que Cyberpunk 2077 possui imagens refinadas e mais estáveis no Nintendo Switch 2 do que no Xbox Series S também. Porém, eles apontam que esta diferença se mostrou presente em cenas onde não foram vistos muitos movimentos — em momentos mais estáticos.
O grupo acredita que essa diferença existe graças ao uso do DLSS da NVIDIA, que ajuda a aprimorar a imagem do console da Big N. Graças ao chip Tegra T239, da geração Ampere, ele consegue facilmente reproduzir imagens em melhor qualidade através do upscaling da iGPU.
Ainda que o Xbox Series S use a tecnologia AMD FSR 2, ela segue inferior ao que a NVIDIA traz com o DLSS para o Nintendo Switch 2. Ou seja, ambos podem possuir a mesma base, mas o recurso visto no videogame da Nintendo é melhor do que o da Microsoft — o que traz essa diferença visual em cenas estáticas.
Em movimento, as coisas diferem, já que a resolução do Switch 2 não alcança melhores resultados do que o Xbox Series S. Vale lembrar que o irmão do Series X tem como menor resolução nativa os 1440p (ao contrário do videogame da Big N, que tem como menor resolução nativa 1080p).
O Digital Foundry revelou vários artefatos quando Cyberpunk 2077 está com seu gameplay em movimento no novo videogame. Além disso, seu chip ARM de 8 núcleos não lida bem com quedas abaixo dos 30 FPS — já que exige o streaming dos assets da memória nesses casos, o que sobrecarrega a CPU.
Ainda que Cyberpunk 2077 não alcance o poder do Xbox Series S, o Digital Foundry destaca que um desempenho sólido no Nintendo Switch 2 inspira mais confiança de que outros grandes jogos AAA podem chegar ao console. Ou seja, ele pode receber mais títulos que vieram antes para o PS5 e Xbox Series sem ficar muito para trás.
A maior preocupação do grupo é em relação ao modo portátil do videogame da Big N, já que o consumo energético do SoC é de apenas 10W. Isso pode comprometer o desempenho do videogame e levantar outros problemas, já que o sistema aprimorado de resfriamento está presente apenas na dock.
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Fonte: Canaltech - Leia mais