A China está muito à frente do restante do mundo quando o assunto é carro elétrico. Por lá, todo dia são lançados novos carros com recursos tecnológicos inéditos.
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Esse é o caso do Oshan 520, um sedã elétrico da montadora chinesa Changan. Ele é o primeiro modelo da marca compatível com sistema de baterias intercambiáveis Choco-SEB, desenvolvido pela fabricante de baterias CATL.
Mas o que seriam essas baterias intercambiáveis? Resumidamente, ao invés de conectar o carro em um carregador, com o Oshan 520 você pode ir a uma estação da CATL e trocar completamente sua bateria. O processo é realizado em cerca de 1 minuto e 40 segundos, equivalente (ou até mais rápido) a um abastecimento de gasolina.
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O sistema foi apresentado pela CATL em dezembro do ano passado e apresenta uma nova solução para o mundo dos carros elétricos. Este tipo de “recarga” de bateria, porém, já é utilizado há algum tempo por ônibus e taxistas na China, que tem sua bateria trocada em estações autônomas.
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Investimento em infraestrutura
As primeiras 1.000 unidades do Oshan 520 já foram entregues pela marca a uma empresa de táxis chinesa. Com esse e outros futuros aumentos de demanda, a CATL pretende implantar 30 mil estações de troca de bateria por toda a China. Neste ano, a empresa afirma que já terão mil delas funcionando em 31 cidades diferentes.
Cada estação possui capacidade para armazenar até 48 pacotes de baterias, operando como um sistema de armazenamento de energia distribuída. No total, essas estações poderão acumular até 33,6 milhões de kWh, com o objetivo de integrar-se às redes elétricas e sistemas solares para otimizar o equilíbrio da demanda energética.
Além da Changan, a CATL já anunciou parcerias com outras fabricantes chinesas, como GAC, Chery, NIO, FAW e BAIC.

Reciclagem das baterias
A CATL também possui um planejamento estratégico complexo para reciclagem de suas baterias. Cada estação monitora em tempo real o nível de degradação de cada célula, podendo realizar manutenções preventivas.
Com capacidade reduzida, as baterias da CATL são reaproveitadas em diversos setores, como redes elétricas, estações de carregamento, dentre outros.
Porém, no fim de sua vida útil, as baterias são levadas para a Brunp, uma empresa subsidiária da CATL, que é responsável por retirar os materiais químicos para serem reciclados e utilizados em novos sistemas. O lítio das baterias é recuperado em 91%, enquanto o níquel, cobalto e manganês em 99,6%

Um pouco sobre o Changan Oshan 520
O sedã elétrico não se destaca apenas por suas baterias intercambiáveis. Suas dimensões também são interessantes: 4,77 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,47 m de altura, complementadas por um entre-eixos de 2,76 m. Esses números podem ser comparados ao de um Volkswagen Passat.
Sua motorização elétrica conta com um motor de 141 cv de potência, que recebe energia através de bateria de 56 kWh de capacidade. A autonomia declarada pela marca é de 520 km. Na conversão direta, o Oshan 520 está disponível na China por cerca de R$ 130.000.
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