A Microsoft decidiu suspender temporariamente seus planos de lançar um Xbox portátil próprio para concentrar esforços na otimização do Windows 11 para handhelds. A informação, divulgado inicialmente pelo Windows Central, revela que, embora a empresa não tenha abandonado completamente a ideia, preferiu priorizar melhorias no sistema operacional antes de avançar com um hardware proprietário.
- Legion Go S com SteamOS é até 15% melhor em jogos que versão com Windows
- SteamOS ganha versão compatível com outros consoles portáteis
A mudança de estratégia ocorre em um momento em que o SteamOS, sistema antes restrito ao Steam Deck, tem demonstrado performance significativamente superior ao Windows 11. Testes recentes com o Lenovo Legion Go S revelaram que o sistema da Valve oferece ganhos de desempenho de até 15% quando comparado ao sistema da Microsoft, além de melhores resultados em duração de bateria.
Apesar dessa reformulação nos planos, a parceria da Microsoft com a ASUS para o chamado “Project Kennan” continua ativa, com lançamento previsto ainda para 2025. O dispositivo seria essencialmente um portátil com Windows 11 otimizado para jogos, possivelmente equipado com processador AMD Ryzen Z2 Extreme.
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Por que a Microsoft desistiu (por enquanto)
A decisão de adiar o lançamento de um Xbox portátil “oficial” foi comunicada internamente na empresa. Fontes próximas ao projeto revelaram que a Microsoft identificou uma necessidade urgente de melhorar a experiência do Windows 11 em dispositivos portáteis antes de se aventurar no segmento com hardware próprio.

Em sua reportagem, o jornalista Jez Corden afirma que fontes informaram que “a Microsoft viu que não pode simplesmente descansar neste momento” e que a ameaça do SteamOS à dominância do Windows no segmento de jogos parece ter sido o principal motivador para essa mudança de rumo.
O desempenho inferior do Windows 11 em consoles portáteis não é novidade para quem acompanha o mercado. O sistema, originalmente projetado para desktops e laptops convencionais, tem se mostrado menos eficiente que o SteamOS, principalmente em aspectos críticos como consumo de bateria e performance.
A empresa também enfrenta outro desafio pouco conhecido pelo público: as taxas de licenciamento. Enquanto o SteamOS é oferecido gratuitamente, o Windows 11 requer pagamento de licenças, o que acaba elevando o custo final de dispositivos portáteis que o utilizam.
Forte concorrência do SteamOS
O avanço do SteamOS tem sido consistente desde o lançamento do Steam Deck. Inicialmente limitado ao dispositivo da Valve, o sistema agora está disponível para diversos equipamentos, sendo o Legion Go S o primeiro console de terceiros a rodá-lo oficialmente.
Comparativos diretos entre Windows 11 e SteamOS em dispositivos idênticos mostram que o sistema da Valve consegue extrair 15% mais desempenho do mesmo hardware, além de oferecer maior autonomia de bateria – fator crucial em aparelhos portáteis.

Outro ponto importante é a interface de usuário. Enquanto o Windows 11 ainda carece de otimizações para telas pequenas sensíveis ao toque e controles de console, o SteamOS foi projetado especificamente para este formato, oferecendo uma experiência mais refinada e intuitiva para os jogadores.
A única vantagem clara do Windows 11 é a compatibilidade com mais jogos e aplicativos, incluindo serviços como o Xbox Game Pass, indisponíveis no SteamOS. No entanto, mesmo essa vantagem tem sido minimizada à medida que mais títulos ganham suporte para o sistema da Valve.
Projeto Kennan segue ativo
Mesmo com a pausa nos planos para um Xbox portátil próprio, o “Project Kennan”, desenvolvido em parceria com a ASUS, continua em andamento. Embora não haja muitos detalhes disponíveis, é consenso que o hardware do aparelho já está essencialmente concluído, com lançamento previsto para o final deste ano.

Chamado informalmente de ASUS ROG Ally 2, há indícios de que ele poderá vir equipado com processador AMD Ryzen Z2 Extreme, o que representaria um salto significativo em relação ao ROG Ally original e ao ROG Ally X.
Corden ressalta que agora “há um esforço significativo” para melhorar a experiência do Windows para esses aparelhos. Isso sugere que o “Project Kennan” será utilizado como plataforma para introduzir melhorias de interface que tornarão o sistema mais adequado para jogos em formato portátil.
Esse esforço também deve integrar melhor os ecossistemas de consoles e PCs no futuro, sobretudo com a possível junção do catálogo do Steam à Loja. Com um sistema operacional unificado e bem otimizado, a Microsoft poderia oferecer uma experiência mais coesa entre o Xbox, PCs gamers e eventuais portáteis que venha a lançar.
Quanto ao console tradicional, a companhia segue desenvolvendo o sucessor do Xbox Series X, com previsão de lançamento para 2027. Isso indica que, apesar de estar repensando sua estratégia para dispositivos portáteis, a empresa não abandonou o mercado de consoles de mesa.
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