Na hora de vender produtos pela internet, uma boa foto de divulgação é importante para chamar a atenção do cliente e induzir a uma possível compra. Por isso, vale a pena dedicar um tempo para tratar a imagem e escolher a melhor opção de cada produto.
O aplicativo de edição de imagens Photoroom conduziu uma pesquisa com proprietários de pequenas empresas, gerentes do setor e usuários para descobrir as principais tendências que aumentam a conversão de vendas com imagens. O Canaltech traz as descobertas a seguir:
6 dicas para aumentar as vendas com fotos
As tendências são:
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- Apostar em fundos brancos e sem distrações
- Usar luz natural
- Atualizar imagens com frequência
- Publicar de 3 a 5 fotos por item
- Criar fotos em estúdios
- Mostrar o rosto dos modelos
1. Apostar em fundos brancos e sem distrações
O produto precisa ser o foco principal na hora de divulgá-lo. Por isso, montagens com fundo branco destacam o item e padronizam o catálogo. De acordo com 39% das respostas, esse tipo de fundo foi considerado o mais eficaz para conversões.
Caso a imagem original tenha uma moldura colorida, a alternativa é usar uma IA para remover o fundo e destacar o objeto.
2. Usar luz natural
No caso da iluminação, o ideal é usar luz natural — escolhida como a melhor opção por 47% dos entrevistados. É um caminho interessante para setores como moda, gastronomia e decoração, além de destacar as cores do produto sem interferência de sombras.
Vale destacar que alguns celulares, como o iPhone, contam com uma opção de luz natural no aplicativo de câmera.

3. Atualizar imagens com frequência
Trocar as imagens em intervalos de três a seis meses ajuda a manter o acervo atualizado e renovado de acordo com as tendências do momento. Além disso, a medida pode causar uma boa impressão ao consumidor, visto que há atenção ao detalhe para fazer esses ajustes.
4. Publicar de três a cinco fotos por item
Produtos com poucas fotos podem diminuir as chances de venda: 58% dos vendedores consultados usam de três a cinco imagens por item. A galeria extensa pode trazer mais confiança para o cliente, o que aumenta as chances de escolha no momento de decisão da compra.
5. Criar fotos em estúdios
Os pesquisados avaliam que vale a pena investir em fotos profissionais de estúdio: 40% acredita que esse tratamento consegue gerar mais engajamento nas redes sociais. Além de trazer uma aparência de sofisticação, essa estratégia também ajuda a criar uma identidade visual e padronizar o catálogo.
6. Mostrar o rosto dos modelos
Caso você produza fotos com modelos, vale a pena mostrar o rosto das pessoas: a medida ajuda a criar aproximação emocional e aumentar a confiança dos clientes, segundo os entrevistados. Marcas de moda e acessórios podem se beneficiar dessa estratégia para ganhar atenção nas redes sociais.
Sobre a pesquisa
O estudo Edição de Fotos com IA de 2025 da Photoroom contou com uma pesquisa interna com usuários do app e outra externa com proprietários de pequenas empresas e gerentes. No total, mais de 2.500 pessoas foram entrevistadas entre Brasil, Estados Unidos e Reino Unido em dezembro do ano passado.
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Fonte: Canaltech - Leia mais