A gerente-geral de soluções de negócios globais do TikTok, Gabriela Comazzetto, deu dicas para criadores viralizarem na rede social. A executiva palestrou sobre a revolução do marketing de influência no VTEX Day nesta segunda-feira (2), ao lado da CEO da NIINI, Caroline Celico, e da sócia-fundadora da Agência Fizz, Roberta Whately.
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Durante o painel, Comazzetto comentou que a cultura do TikTok passou de “top-down”, onde poucos influenciadores falavam para muitas pessoas, para “uma [cultura] onde todo mundo pode ter voz”.
“Não é sobre quantos seguidores você tem, mas sim a história que você tem para contar”, disse a gerente-geral da plataforma.
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5 dicas para viralizar no TikTok
Confira abaixo algumas dicas da executiva para viralizar na rede social.
Autenticidade
A autenticidade, segundo a executiva, é fundamental para ter sucesso. “Para um conteúdo acontecer a dica número 1, é ser quem ele é, e pegar carona no que faz sentido para a essência dele”, complementou Gabriela.
Ou seja, mesmo que você entre na onda das tendências, o ideal é contar suas histórias e fazer a gravação de forma original.
Regra dos “3 R”
Ritmo, rima e razão são, segundo Gabriela, três fatores em comum que o TikTok identificou ao estudar o que virou tendência na rede em diversos países.
O ritmo remete ao uso de músicas escolhidas na criação, que em grande parte são o carro-chefe do conteúdo.
A rima não precisa ser levada ao pé da letra. Ela remete à sonoridade da voz ou de elementos de áudio no vídeo, como por exemplo o “attenzione pickpocket” que viralizou por, de certa forma, as pessoas gostarem de ouvir a expressão e repeti-la.
Por fim, a razão é fazer com que o espectador entenda o que é aquele conteúdo e o que o criador quis transmitir com seu vídeo.

O importante vem primeiro
Na mesma direção da “razão”, Gabriela recomenda que a mensagem mais importante do vídeo esteja logo no seu começo.
Assim, fica mais fácil fazer com que o usuário entenda rapidamente o que seu conteúdo representa e mantê-lo vidrado no vídeo por mais tempo.
Ferramentas
A caixa de ferramentas que o TikTok disponibiliza, como os áudios, as edições pré-preparadas e elementos interativos, são essenciais para auxiliar o criador a chamar atenção.
Esse leque de opções faz um “casamento” perfeito junto da autenticidade do criador.
Continue a gravar
No TikTok, os números são importantes, mas não necessariamente são obrigatórios para se dar bem por lá, já que, a partir de 1.000 seguidores, já é possível monetizar na plataforma.
O ideal para novos criadores é que mantenham uma boa frequência de publicação de vídeos, e com consistência. Dessa forma, você mostra para plataforma que é um criador recorrente e seu conteúdo será distribuído mais vezes, aumentando as chances de ser visto.
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Fonte: Canaltech - Leia mais