No VTEX Day 2025, a Cielo, uma das líderes em soluções de pagamento no Brasil, trouxe uma série de inovações que prometem revolucionar a forma como os lojistas conduzem o e-commerce. Focada em aumentar a conversão, melhorar a segurança e integrar soluções inteligentes ao cotidiano do varejo digital, a empresa apresentou ferramentas como o Sales App com Split de Pagamento, o Pix Automático e a integração de biometria facial com ID Pay.
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Soluções que vão além da simples transação
Em um bate-papo exclusivo com o Canaltech, Bruno Lino, superintendente de e-commerce, destacou como essas tecnologias se encaixam nas necessidades dos lojistas e transformam o simples ato de comprar online em uma experiência mais fluida e segura.
“Hoje, o processo de pagamento é muito mais do que uma etapa final da compra. Ele precisa ser estratégico e integrado a toda a jornada do consumidor“, afirma Bruno. A Cielo entende que, para que o pagamento seja eficiente, é preciso levar em consideração toda a cadeia de dados que circula por plataformas de e-commerce, meios de pagamento e até mesmo pelas bandeiras de cartão.
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Inteligência de dados para aumentar a conversão e reduzir riscos
A abordagem da Cielo é clara: mais dados significam mais oportunidades para otimizar as transações.vBruno explicou como a empresa usa Inteligência Artificial e Machine Learning para analisar dados e melhorar a segurança de cada pagamento realizado.
“Cada transação é única. E com isso, cada evento precisa ser tratado de forma personalizada. Usamos a Inteligência Artificial para detectar anomalias, entender o comportamento do consumidor e garantir uma maior taxa de aprovação”, explicou o superintendente. Ele ainda acrescentou que, graças à análise de dados em tempo real, o tempo de resposta para a aprovação de pagamentos é reduzido a menos de um segundo, garantindo uma experiência sem fricções para os consumidores.
Esse foco na inteligência de dados se reflete na Sala de Performance, um ambiente dedicado onde especialistas da Cielo monitoram em tempo real as taxas de conversão de e-commerces. O objetivo é otimizar a experiência do usuário e garantir que os lojistas estejam sempre ajustando suas estratégias para maximizar as vendas.
Pix Automático: uma solução que chega para transformar a recorrência no e-commerce
Outro destaque importante foi o lançamento do Pix Automático, que chega ao mercado em junho de 2025, com o respaldo do Banco Central. A nova funcionalidade promete revolucionar os pagamentos recorrentes no Brasil. “A solução permite que o consumidor autorize pagamentos recorrentes via Pix, facilitando a gestão de assinaturas e débitos automáticos, sem a necessidade de intervenção constante. Isso vai aumentar a adesão a pagamentos recorrentes, uma vez que o processo se torna mais ágil e seguro”, comentou Bruno.
Esse recurso é especialmente útil para e-commerces que lidam com pagamentos mensais ou planos de assinatura, como serviços de streaming e clubes de assinatura. Além de beneficiar os consumidores, que terão maior controle sobre seus pagamentos, os lojistas se beneficiarão de uma integração mais simples, reduzindo a fricção no processo de cobrança.
ID Pay: a segurança da biometria facial no pagamento
A segurança é sempre um ponto crucial em transações financeiras. Com o ID Pay, a Cielo leva a autenticação a um novo patamar. A solução utiliza biometria facial para verificar se o comprador realmente é quem diz ser, garantindo maior segurança e menos rejeições no processo de pagamento. A tecnologia atua como uma camada extra de proteção contra fraudes, especialmente em transações de alto risco.
Brunoexplicou que, antes do ID Pay, já existiam sistemas antifraude baseados em regras e análise de comportamento. Contudo, em casos de dúvidas, o sistema pode pedir uma confirmação via biometria facial, o que permite aumentar ainda mais a confiança na transação. “Essa tecnologia retroalimenta o sistema, o que significa que, com o tempo, o aprendizado contínuo melhora a precisão e as taxas de aprovação.”.
O papel estratégico do pagamento na jornada do consumidor
De acordo com Bruno, o papel do pagamento na jornada de compra do consumidor está mudando. O Sales App, com sua funcionalidade de Prateleira Infinita, é um excelente exemplo disso. A funcionalidade permite que vendedores consigam acessar um catálogo de produtos muito maior, mesmo que não estejam fisicamente disponíveis no estoque da loja. Isso não só melhora a experiência de compra, mas também aumenta a conversão, permitindo que o cliente finalize a compra com mais opções de produtos, mesmo que não estejam disponíveis no local.
Além disso, o recurso de Split de Pagamento, que permite dividir um pagamento entre múltiplos recebedores, é uma inovação especialmente útil para marketplaces e operações omnichannel. Com ele, a gestão dos pagamentos se torna mais ágil, sem necessidade de sistemas separados para diferentes partes da transação.
Como usar dados para impulsionar os negócios?
Apesar de toda essa inovação, Bruno destacou que muitos lojistas ainda não estão aproveitando o poder dos dados em suas operações. Segundo uma pesquisa da Cielo, 27% dos gestores de empresas ainda não utilizam dados em suas decisões. Para Bruno, isso acontece devido à complexidade envolvida na coleta e análise dessas informações. “São muitos dados gerados a cada transação, e ainda é desafiador para muitos negócios entender como utilizá-los de forma eficaz”, explicou.
Ele acredita que o futuro está em ajudar os lojistas a extrair o máximo valor dos dados que a Cielo já coleta, entregando informações valiosas de forma prática e acessível, sempre dentro dos limites da LGPD. Dessa forma, a empresa quer facilitar a vida dos lojistas e ajudá-los a melhorar suas operações, aproveitando a inteligência de dados para otimizar vendas e reduzir riscos.
O futuro do e-commerce: simplicidade, segurança e multicanalidade
Por fim, Bruno apontou que, mesmo com tantas inovações tecnológicas, o pagamento precisa sempre ser simples e seguro. Ele destacou que a Cielo está olhando atentamente para as tendências do mercado, como pagamentos invisíveis e biometria, mas que o objetivo da empresa é garantir uma experiência simples e segura, independentemente da tecnologia utilizada. “O futuro do pagamento no e-commerce será onipresente, ou seja, ele estará presente em todas as formas de transação, em todos os lugares. O mais importante é que seja simples, seguro e confiável“, concluiu.
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Fonte: Canaltech - Leia mais