De acordo com o Itaú Unibanco, a adoção do Pix Automático – que começa a operar no dia 16 de junho – tem potencial para elevar a adimplência dos pagamentos em até 30%, proporcionando segurança, redução de custos e simplificação na administração de mensalidades e contas essenciais.
“Nossos estudos mostram que, nestes segmentos, existe um potencial de aumento de até 30% nos pagamentos ao utilizar uma solução de recorrência – quando comparado aos pagamentos avulsos via boleto e QR Code. O Pix Automático, quando for lançado, potencializará esse ganho, dado que ele traz maior abrangência de instituições financeiras e alcance dos clientes pagadores que o débito automático”, explica Angelo Russomanno, diretor de pagamentos para pessoa jurídica do Itaú Unibanco. “E o potencial é ainda maior em segmentos específicos. Nossos dados mostram, por exemplo, que empresas de utilities – água, energia, gás, saneamento, telecom – têm 61% dos pagamentos recebidos de forma avulsa, e 39% via débito automático ou no cartão de crédito. Aliados ao nosso profundo conhecimento e estudo dos nossos clientes, temos um grande potencial de adesão e consequente ganho para as empresas.”
Um dos principais ganhos do Pix Automático – apontado por especialistas e empresas como uma mudança significativa que altera a dinâmica de pagamentos recorrentes – é a centralização em um único banco provedor, que dará acesso a pagadores com contas em todo o ecossistema Pix, com mais de 900 instituições financeiras – aumentando a cobertura e alcance de clientes pagadores por recorrência. Para as empresas, isso trará ganhos expressivos na facilitação dos pagamentos e sua fidelização – além das reduções expressivas de pagamentos atrasados ou esquecidos.
Atualmente, com o débito automático, as empresas possuem convênios em média com cinco a dez bancos, o que gera custos altos, complexidade de integração e esforço para conciliar os pagamentos. “Nossos dados apontam que as empresas do varejo despendem, em média, uma hora diária para conciliação e fazem em torno de 580 operações de pagar e receber por mês. Além disso, erros em cadastro podem afetar até 20% dos pagamentos. Com o Pix Automático, terão menos esforço para conciliar e poderão ter uma visão mais precisa do fluxo de caixa, melhorando o controle de riscos e retrabalhos – e na prática, reduzindo o tempo nessa gestão e ganhando eficiência”, complementa Russomanno.
O Pix Automático só estará disponível no dia 16 de junho, mas desde o início do ano o Itaú oferece os pagamentos recorrentes com Pix, uma solução com experiência similar à do Pix Automático, para clientes pagadores e recebedores Itaú (empresas e pessoa física). “Já temos diversas empresas utilizando a nossa solução e, com base em histórico de dados e no conhecimento profundo adquiridos nos últimos meses, de pesquisas e diversos eventos multissetoriais realizados com os clientes, temos hoje uma visão clara sobre os principais desafios enfrentados pelas empresas, principalmente quando falamos em adimplência, engajamento, fidelização e eficiência.”
Para aprimorar ainda mais a eficiência destes pagamentos, o Itaú criou um modelo de Inteligência Artificial que identifica perfil de uso de pagadores com maior probabilidade de aderir às jornadas de recorrência, resultando em um potencial 2,4 vezes maior de adesão ao pagamento recorrente. Criado a partir de informações comportamentais dos clientes, o modelo permitirá uma maior assertividade nas comunicações contextualizadas para os pagadores, nos canais que eles mais acessam.
Benefícios e diferenciais construídos com os clientes
O Itaú desenvolveu sua oferta de Pix Automático – que começa a funcionar junto ao marco regulatório do Banco Central, em 16 de junho – a partir de uma robusta análise de dados e diversas conversas e pesquisas com as empresas. Nesse processo, identificou como ajudar na implantação e aprimoramento da solução, incorporando funcionalidades para apoiar empresas e pagadores. Além disso, o banco tem identificado pontos de fricção e feito avaliações técnicas, coleta de dados e ajustes nos processos para aumentar a eficiência da solução quando ela entrar em operação.
“Desenvolvemos APIs simplificadas e customizadas, que requerem menos integrações e facilitam jornadas de adesão, agendamentos e conciliação para as empresas. Centralizamos pagamentos automáticos em um hub de recebimento, com diferentes trilhas de cobrança, o que permitirá integrar com open finance e cartões em um futuro breve. As empresas contarão ainda com uma ferramenta de gestão completa, visualizando tudo relacionado ao novo meio de pagamento em uma única tela, apoiando no refinamento do ‘contas a receber’, trazendo redução de custos operacionais e manutenção. Todos esses esforços, combinados aos benefícios inerentes ao Pix Automático, fomentam um ambiente no qual as empresas poderão receber mais e melhor, com menos riscos e mais segurança, colaborando para o seu crescimento”, complementa Angelo.
Ainda entre outras facilidades, as empresas que utilizarem o Pix Automático via hub de recebimentos do Itaú terão prazo indefinido de agendamento de recebimentos. As empresas poderão fazer agendamentos com data de seis meses ou um ano, sem limitação de prazo, o que contribuirá com sua gestão de despesas.
“O Pix Automático também representa um avanço importante na modernização dos meios de pagamento para grandes empresas, que lidam com altos volumes de cobranças recorrentes. Ele traz ganhos concretos em automação, previsibilidade de receita e eficiência na gestão financeira. No Itaú BBA, essa entrega está diretamente conectada ao nosso compromisso de estar ao lado dos clientes nas decisões financeiras mais estratégicas, oferecendo soluções robustas, conhecimento técnico e suporte contínuo para gerar valor real aos negócios”, afirma Davi Faleiros, diretor de Meios de Pagamento do Itaú BBA.
Transparência e segurança nas jornadas
O novo meio de pagamento impactará diretamente na experiência de uso e na relação mais equilibrada entre empresas e pagadores, devido à transparência, formatação e padronização das jornadas de pagamento, que podem usadas conforme a natureza do serviço ou produto a ser pago.
Do lado do consumidor, há mais controle e autonomia sobre os limites. Atualmente, muitos não conseguem colocar contas de água, luz, condomínio, escola ou plano de saúde no débito automático a menos que o fornecedor disponibilize o serviço no banco dos pagadores.
Com o Pix Automático, todas as instituições participantes do Pix serão alcançadas, e a experiência do pagador melhora: será mais fácil contratar, gerir contratos e haverá mais transparência sobre as cobranças e autonomia – o consumidor obrigatoriamente precisa aceitar a cobrança via Pix Automático após a emissão pela empresa recebedora, e pode estabelecer limites de valores por contrato. Caso a cobrança recorrente venha maior que o limite estipulado, ela não será feita, trazendo mais autonomia e segurança para o cliente final.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais