O VTEX Day 2025, maior conferência de varejo digital do mundo, deixou dois temas em evidência para o futuro do mercado: personalização de jornadas e inteligência artificial. De 2 a 3 de junho, grandes empresas de e=commerce e tecnologia e mais de 20 mil pessoas se reuniram em São Paulo (SP) para a 16ª edição do evento.
- Como a NVIDIA quer acelerar o uso da Inteligência Artificial no varejo digital
- ‘Todo mundo pode ter voz’: executiva do TikTok dá dicas para viralizar na rede
O Canaltech esteve presente e trouxe um pouco do que rolou nos paineis e o que o mercado do varejo reserva para os próximos anos.
Amazon, iFood e Reckitt: IA e produtividade
A diretora do Marketplace da Amazon Brasil, Virginia Pavin, a CIO Latam do Grupo Reckitt, Alaine Charchat, e a diretora de Marketing B2B do iFood, Beatriz Pentagna, explicaram como a IA está mudando a forma de fazer negócios.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Beatriz comentou que inteligência artificial, hoje, está no cerne da cultura da empresa, e deu um exemplo do impacto dela para os seus vendedores.
“Hoje os novos restaurantes podem tirar uma foto do cardápio e digitalizá-lo. Antes, o que demorava até quatro dias, hoje dura em torno de 2 horas”, explicou Pentagna.
Virgínia, da Amazon, também explicitou que a IA generativa e os agentes de IA facilitam a vida dos vendedores no marketplace, gastando menos tempo com o operacional.
“Tem uma ferramenta capaz de sugerir 1,5 milhão de descrições por dia. Atributos são decisões de compra. Quero que meu vendedor gaste seu tempo em coisas que são realmente importantes, quero que se preocupe em vender, não com catálogo”, explicou Virgínia.
Acompanhe o VTEX Day 2025:
- Viola Davis, Kotler, Fred Trajano e mais: começa nesta segunda (2) o VTEX Day
- VTEX Day mira o futuro do varejo e discute desafios da transformação digital
- ‘Todo mundo pode ter voz’: executiva do TikTok dá dicas para viralizar na rede
- IA no varejo: Magalu e RD revelam planos para o futuro das lojas e farmácias
- Magalu: hub que conecta o online e o físico, além de impulsionar o retail media
- Shane Parrish e Cristina Junqueira falam sobre IA, estratégia e conexões humanas
- Como inovações e inteligência de dados transformam o e-commerce
- Como a NVIDIA quer acelerar o uso da Inteligência Artificial no varejo digital
- Viola Davis emociona VTEX Day com lições de coragem, propósito e liderança
- IA aumentou rentabilidade dos anunciantes em até 20%, afirma diretor da Meta
Magalu: IA nivelou o mercado
No palco principal, o CEO do Magalu, Fred Trajano, falou como IA está mudando a forma do varejo se relacionar com os clientes. No painel, estava também o presidente do conselho da RD Saúde (Raia Drogasil), Marcilio D’Amico Pousada, e o fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino.
Fred comparou a revolução da IA no varejo com a bandeira amarela da Fórmula 1: “Não importa quem estava na frente, todo mundo se agrupa de novo. A IA trouxe isso para o mercado”.
O CEO também afirmou que o Brasil tem condições de assumir protagonismo no que ele chama de “AI Commerce”, a nova era do e-commerce impactada pela IA.

Grupo Multi: não substituir, mas incluir
O CTO do Grupo Multi, Leonardo Castilho, falou com o Canaltech durante o VTEX Day, e compartilhou o que sua empresa tem feito para incluir a IA no trabalho.
“Estamos endereçando um programa corporativo de uso de IA para todas as áreas para realmente colocar esses profissionais, não só nessa hype, mas fazer com que eles se usem disso para melhorar as suas atividades e seus trabalhos”, afirmou o executivo.
Ele deu o exemplo da adoção de IA na área de atendimento, que, após a adoção de IA, teve mais “mão-de-obra” para processar chamadas e deu mais tempo para os funcionários analisarem os dados recebidos e melhorarem o serviço.
“O resultado financeiro que todo presidente de empresa espera com adoção da IA não necessariamente a redução de pessoas, mas sim na redução de custos que eu tinha por não poder ter uma IA processando milhares de chamadas durante o dia e buscando problemas nas chamadas que fizesse que o consumidor procurar o Procon”, completa Leonardo.
PayPal e Visa: personalização da experiência
Brunno Saura, gerente-geral de Vendas do PayPal Brasil, palestrou sobre a personalização da experiência do usuário e como o uso de dados pratica papel fundamental na fidelização do varejo moderno.
Ao Canaltech, Brunno falou sobre como o PayPal, que processa uma quantidade enorme de dados de transações, pode ser aliado dos agentes de IA para garantir uma experiência personalizada.
“No final das contas, a IA tem um papel muito de assistente nosso, de personalização. As minhas interações com esse agente moldam muito o meu perfil de comportamento, dos meus hábitos, e ele começa a me entender um pouco melhor”, complementa o executivo.
O diretor executivo da Visa Acceptance Solutions, Gustavo Carvalho, também conversou conosco sobre os agentes de IA e como a Visa trabalha para que os dados de seus clientes possam auxiliar na “hiperpersonalização”.
“Cada transação que você faz alimenta motor com IA, que sabe das suas preferências pelo seu consumo. Esse perfil pode ser usado pelos agentes para eles te entenderem melhor e serem mais assertivos ali na personalização, nesse caso, hiperpersonalização, que é uma personalização feita baseada nos teus hábitos”, explica o diretor.
Gustavo conta que a Visa cria uma infraestrutura da qual um agente de IA pode acessar, de maneira segura, suas credenciais de pagamento. Assim, é possível personalizar o que a IA pode e não pode fazer, comprar com mais velocidade e receber recomendações que fazem mais sentido com o usuário.
Nomes de peso
O VTEX Day 2025 contou com a presença ilustre da atriz, ativista e empreendedora Viola Davis. Em um painel com a mediação da gerente-geral da VTEX no Brasil, Rafaela Rezende, Davis emocionou o público com sua trajetória de vida.
Em uma conferência com a IA como tema principal da maioria dos paineis, e o receio de uma possível substituição do ser humano pela máquina no futuro, o discurso da estrela se conectou com a pauta central ao relembrar a essência do ser humano.
“O mundo tenta dizer quem você deve ser. Mas o mais importante é lembrar: você já é suficiente”, disse Viola.
Davis falou também sobre maternidade, seu legado e sobre o que pretende para o futuro.

Philip Kotler, considerado o “pai do marketing moderno”, participou de um painel no palco principal. O professor e autor debateu sobre o que considera e o que não considera marketing, e sobre o papel de fazer o marketing voltado para o ser humano numa era dominada pela IA generativa.
Shane Parrish, pensador estratégico e autor bestseller, também esteve presente. Em painel mediado pela fundadora do Nubank, Chris Junqueira, ele compartilhou visões e aprendizados da vida profissional, e falou do impacto da IA no mercado.
Veja também:
- VTEX Day mira o futuro do varejo e discute desafios da transformação digital
- IA aumentou até 20% a rentabilidade dos anunciantes, afirma diretor da Meta
- Magalu se prepara para a era do ‘AI-commerce’ para mudar o jogo do varejo
VÍDEO: O Apple Intelligence é um dos maiores problemas da Apple
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canaltech - Leia mais