Transformar um relatório técnico de mais de 200 páginas em uma conversa leve, acessível e interativa: essa é a proposta da Susi (Sustentabilidade Inteligente), a nova assistente virtual da MRV&CO criada para facilitar o acesso ao conteúdo do Relatório Anual de Sustentabilidade (RAS) 2024.
Disponível gratuitamente pelo WhatsApp, no número wa.me/5531975690059, a Susi é a primeira IA do país voltada exclusivamente à disseminação de informações sobre um Relatório de Sustentabilidade. Ela interage com o público em tempo real, respondendo dúvidas com base no conteúdo oficial do relatório e adaptando a linguagem de acordo com o perfil do usuário, seja ele estudante ou profissional.
“A Susi chegou para tornar o RAS mais acessível, compreensível e presente no dia a dia de quem quer aprender mais sobre ESG. É uma forma moderna e inclusiva de compartilhar nossa atuação socioambiental”, afirma Raphael Lafetá, diretor executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade da MRV&CO.
Inovação com propósito
A proposta da MRV&CO com a Susi é ambiciosa: democratizar o acesso à informação de forma personalizada e confiável, aproximando temas como redução de emissões de carbono, energia limpa, gestão de resíduos, e diversidade e inclusão para um público mais amplo. A tecnologia também amplia o alcance do Relatório, que tradicionalmente circulava entre analistas, investidores e especialistas.
A Susi é resultado da integração entre as áreas de Sustentabilidade, Comunicação e Tecnologia, Transformação Digital e Inovação da MRV&CO e foi desenvolvida com base no MIAG, o portal de inteligência artificial generativa da companhia, lançado em maio de 2024. O MIAG permite o desenvolvimento de assistentes personalizados com base em documentos internos, garantindo segurança, governança e atualização contínua das informações.
O desenvolvimento da Susi foi ágil: em apenas quatro dias, a assistente já estava pronta para testes. Além disso, ela aceita perguntas por texto e áudio e pode ser facilmente atualizada com novos dados ou adaptada para outros temas. A tecnologia empregada permite que a Susi opere mesmo em momentos de instabilidade de fornecedores externos, graças à estrutura do MIAG, que integra diferentes modelos de IA (OpenAI, Google, Anthropic etc.).
De acordo com Reinaldo Sima, diretor de Tecnologia, Transformação Digital e Inovação na MRV: “a Susi é um dos cinco (muitos) assistentes virtuais que hoje compõem o ecossistema de IA da companhia, que já conta com soluções como a MIA, da MRV e a Sofia, da Sensia – voltadas para tirar dúvidas e auxiliar com as solicitações de pessoas interessadas em comprar um imóvel; o Marco, assistente do corretor de imóveis; e o MAO (melhor amigo da obra), que apoia gestores e arquitetos com a gestão das obras”, explica.
Conversa que transforma
Muito mais do que uma ferramenta de divulgação, a Susi representa o avanço da transformação digital da MRV&CO e o compromisso da empresa com a inovação a serviço da sustentabilidade
Segundo Lafetá: “o RAS é uma exigência legal, mas pode e deve ser compreendido por todos. Com a Susi, isso finalmente se torna possível. Ela transformou um conteúdo denso em algo fácil de entender e ainda no canal mais usado pelos brasileiros, o WhatsApp. Ela é rápida, assertiva e prática, ideal para um ano em que temas como ESG e COP ganham ainda mais relevância”, finaliza.
Qualquer pessoa interessada pode conversar com a Susi a qualquer momento. Basta acessar wa.me/5531975690059 e escolher o perfil de usuário para iniciar a interação.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais