Novos dados agregados pela agência Canalys apontam quais foram as características do mercado brasileiro e latino-americano de celulares no primeiro trimestre de 2025. O período foi marcado pela dominância da Samsung, além do crescimento da Realme no ambiente nacional.
De acordo com os dados divulgados, o Brasil respondeu por 28% do volume total de envios na região. Foi o único entre os cinco maiores mercados da área a registrar crescimento, com alta de 3% e 9,5 milhões de unidades remetidas.
Esse crescimento foi impulsionado por marcas chinesas. A Realme atingiu o quarto lugar entre as maiores participantes, com 7% do mercado, e ultrapassou a Apple, que ficou com 5%.
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Assim como é a realidade vista há anos, a Samsung ficou com a maior fatia, de 43%. A coreana é seguida pela Motorola (23%) e Xiaomi (15%).
Mercado latino-americano de celulares teve retração
O mercado latino-americano de smartphones teve uma diminuição de 4% no primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado. O total de envios chegou a 33,7 milhões de unidades.

A Samsung também manteve a liderança geral no mercado latino-americano. A empresa cresceu 7% em relação ao ano anterior e enviou 11,9 milhões de unidades.
A forte demanda pelos modelos A06 e A16 representou quase metade dos envios da marca, segundo a Canalys. Como estratégia, a empresa tem foco em manter sua posição no segmento de entrada.
No contexto da América Latina, a Xiaomi ocupou a segunda posição pelo segundo trimestre seguido. A marca enviou 5,9 milhões de unidades e teve crescimento de 10%.

Os modelos Redmi 14C 4G e Note 14 continuam sendo destaques. Eles reforçam a aposta da Xiaomi na faixa de preço entre US$ 100 e US$ 299.
A Motorola caiu para a terceira posição no ranking regional. Teve queda de 13% e enviou 5,2 milhões de unidades.
De acordo com Miguel Pérez, analista sênior da Canalys, condições econômicas explicam a retração:
“Incerteza econômica, especialmente temores de aumento de tarifas, impactou fortemente o mercado de smartphones na América Latina no Q1 2025. Fabricantes reduziram estratégias agressivas de vendas, varejistas cortaram níveis de estoque e consumidores adiaram atualizações não essenciais, prolongando o ciclo de substituição.”
Contudo, também há um componente esperado nos resultados:
“Após um período de rápida expansão em mercados não explorados, como América Central e Equador, essa correção era esperada. Agora, os fabricantes enfrentam um cenário mais desafiador, com demanda mais fraca, concorrência intensificada e riscos crescentes de estoque.”
No segmento premium, Samsung e Apple dominam o mercado, com lançamentos como o Galaxy S25 e iPhone 16, respectivamente. Contudo, há uma predominância do segmento intermediário, que representa 78% dos envios totais.
Para o futuro, a Canalys projeta uma contração de 1% no mercado latino-americano ao longo de todo o ano de 2025, ainda direcionada pelas características econômicas globais, consideradas turbulentas.
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Fonte: Canaltech - Leia mais