Durante a Febraban Tech 2025, Thiago Saldanha, CTO da Evertec + Sinqia, e Thiago Iglesias, Head do Torq, apresentaram à TI Inside as estratégias da companhia para consolidar um modelo de atuação “IA first” em todas as frentes de negócio. A meta, segundo os executivos, é ampliar o uso da inteligência artificial para gerar eficiência, acelerar o desenvolvimento de produtos e modernizar sistemas legados, com base em um investimento de R$ 30 milhões em pesquisa e desenvolvimento neste ano.
Saldanha destacou que a IA deixou de ser apenas uma vertente de inovação para ocupar um papel central nas decisões da companhia. A estruturação da empresa ao redor da IA inclui ciclos trimestrais com metas objetivas, integrando tecnologias de processamento, IA conversacional e automação em soluções de atendimento, onboarding e integração com fundos. “A nossa visão de longo prazo é transformar a empresa em IA first”, afirmou o CTO.
No campo do desenvolvimento de software, os ganhos de produtividade já são concretos. Processos que antes exigiam mais de seis meses agora podem ser realizados em dois a três meses, graças à adoção de ferramentas de IA como assistentes no ciclo de engenharia. “Ela [a IA] auxilia na correção de bugs, na criação de algoritmos e na aceleração de entregas”, explicou Saldanha.
A modernização das aplicações herdadas de 26 aquisições realizadas pela empresa também tem sido uma prioridade. Parte significativa do investimento em P&D está sendo direcionada para essa frente, que já foi duplicada em relação ao ano anterior e deve crescer ainda mais em 2026.
Já Iglesias apresentou o programa IA Experience Latam, iniciativa do hub de inovação Torq em parceria com a Darwin Startups. O programa conecta áreas corporativas da companhia, como jurídico, financeiro e RH, a startups latino-americanas com soluções em IA. Um dos destaques é a seleção de uma startup uruguaia voltada à automação fiscal e tributária com IA.
O executivo reforçou que o posicionamento da Evertec + Sinqia como investidora e aceleradora de inovação tem sido fator de atração para startups que desejam não apenas investimento, mas conexão com uma empresa que também desenvolve tecnologia internamente. “Tem sido um dos bons frutos para a gente se conectar com startups”, afirmou.
Para os clientes, a IA está sendo aplicada principalmente na camada conversacional, integrando produtos com agentes digitais baseados em IA generativa. O objetivo, segundo Saldanha, é entregar soluções prontas que tragam ganho direto de produtividade e impacto comercial. “O mercado está aceitando muito bem. A expectativa é que esse tipo de abordagem cresça bastante neste ano.”
Iglesias concluiu apontando que ainda há espaço para amadurecimento digital de muitas instituições do setor financeiro. “Tem muita gente que ainda está atrás na estruturação de dados. Com nossas soluções digitais, conseguimos ajudar essas empresas a se prepararem para aplicar IA de forma mais eficiente”, finalizou.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais