Branded content- A América Latina vem se consolidando como uma das regiões mais estratégicas para a Acquia, empresa global líder em plataformas de experiência digital (DXP). Segundo Antônio Piccinini, diretor regional Latam da Acquia, a região vive um momento de transformação digital acelerada e apresenta um alto potencial de crescimento — especialmente entre empresas que buscam autonomia, integração e eficiência para escalar seus modelos digitais.
“Nosso papel é apoiar essa evolução com uma visão de longo prazo, proximidade regional e tecnologia preparada para os desafios locais”, afirma Piccinini.
A atuação da Acquia na América Latina começou de forma remota, com uma presença modesta e poucos clientes. A virada ocorreu em 2019, quando a empresa decidiu investir localmente e fortaleceu sua equipe regional — Incluindo a contratação de Piccinini para liderar a estratégia de Canais da Acquia na América Latina e, após três anos, assumir toda a operação da região.
Desde então, a operação passou por três fases distintas. Na primeira, a base de clientes saltou de menos de dez para cerca de 25, com a entrada de grandes empresas como TIM, Ambev, Grupo Security (Chile) e Tec de Monterrey (México). A segunda fase consolidou a Acquia como parceira de organizações com maturidade digital avançada. Agora, a empresa vive sua terceira fase na região: a expansão acelerada para setores diversos como saúde, educação, logística e saneamento, com destaque para clientes como Hospital Albert Einstein, Total Express e Sanepar.

“Hoje temos 52 clientes na América Latina, em um universo de mais de 4 mil globalmente. É uma região nova, mas com grande valor estratégico. Nos últimos dois anos, conquistamos 16 novos logos”, explica Piccinini.
Multiprodutos e inovação como diferencial
Um dos pontos que mais diferenciam a atuação da Acquia na América Latina é a adoção de soluções integradas, além da plataforma base Acquia Cloud, voltada à gestão de conteúdo em Drupal. A região é, segundo Piccinini, a que mais consome soluções multiprodutos no mundo.
Para ampliar sua presença, a Acquia investe fortemente em canais. A empresa possui parceiros certificados espalhados por toda a região — uma peça-chave para alcançar grandes empresas fora dos principais centros. Embora o foco permaneça no segmento enterprise, a estratégia busca atingir as “top 200” empresas de cada país, ampliando o alcance da tecnologia Acquia para companhias em plena jornada de transformação digital.
Outro pilar da expansão é o investimento em talento local. Piccinini destaca a formação de uma equipe robusta com executivos seniores, além de estrutura dedicada para atender tanto o Brasil quanto os demais países latino-americanos, como Colômbia, México, Peru, Chile, Equador, Costa Rica e Panamá.
Em junho, a Acquia realizará o Acquia Experience, um evento que reunirá clientes, parceiros e prospects da região. O objetivo é fomentar conexões, apresentar casos de sucesso e gerar insights a partir do compartilhamento de experiências reais.
“Queremos que nossos clientes se conheçam, aprendam uns com os outros e descubram novas formas de inovar. É um evento pensado para fortalecer o ecossistema e mostrar as novidades do nosso portfólio”, afirma Piccinini.
Com uma trajetória consolidada em empresas como Adobe, Salesforce, Oracle e Infor, Rogério Define assumiu a direção comercial da empresa no Brasil, pois segundo ele, vê na Acquia o portfólio mais completo de soluções DXP com que já trabalhou. “A Acquia entrega uma plataforma robusta para criação de experiências digitais personalizadas, apoiada por dados e conformidade com proteção de dados. Institutos como Gartner, Forrester e IDC posicionam a empresa entre as líderes globais no setor”

A atuação comercial no Brasil se divide em duas frentes principais. A primeira é o desenvolvimento de novos negócios, com a missão de abrir mercado e atrair novos clientes. A segunda é fortalecer a presença junto a clientes estratégicos, com foco em expansão de portfólio. “Temos clientes de peso como TIM, Honda, Klabin, Gerdau, Bayer, Pfizer, Hospital Albert Einstein, HDI, Zurich, AB InBev, Nestlé, Mars e Unilever. São marcas que não apenas validam nossa presença, mas também representam grande potencial para o cross-sell”, explica Define.
A Acquia também se destaca na vertical de educação: mais de 70% das principais universidades da Colômbia, Peru, Chile e México já utilizam suas soluções. No Brasil, o setor ainda é incipiente, mas com forte potencial.
Outro tema crescente é a acessibilidade digital. A solução Acquia Optimize atende às exigências legais e amplia o alcance dos canais digitais a pessoas com deficiências visuais, auditivas e motoras — um mercado muitas vezes negligenciado.
“As empresas estão começando a ver acessibilidade não apenas como uma obrigação legal, mas como uma oportunidade de ampliar seu mercado”, destaca Piccinini.
Para sustentar essa estratégia, a Acquia está investindo no crescimento da equipe local e na ampliação do ecossistema de parceiros e suporte técnico. “Além da estrutura comercial, estamos fortalecendo áreas como Customer Success, suporte técnico e parcerias com consultorias. Grandes clientes esperam atendimento direto e especializado do fabricante, e isso faz parte do nosso plano”, comenta Rogério.
A Acquia está fazendo um investimento muito importante na região, tendo uma pessoa local, focada somente nas renovações e expansões dos contratos, para estar mais próxima dos clientes.

Rodrigo Viani, key account manager da Acquia , reforça que a empresa possui hoje uma das soluções de DXP mais completas do mercado. Com um portfólio modular, cada solução é independente e se integra com outras que o cliente já utiliza.
Além disso, o lançamento de novas features — muitas com IA embarcada — tem tornado as ferramentas mais intuitivas e fáceis de usar, aumentando a eficiência e reduzindo custos.
Grande parte dos nossos clientes ainda não utiliza todo o potencial das soluções. Nosso foco agora é ampliar essa adoção e gerar ainda mais valor”, afirma Viani.
“Temos acompanhado uma evolução significativa na adoção de plataformas DXP na América Latina. A Acquia tem respondido a esse movimento com soluções flexíveis, escaláveis e orientadas a resultados. A combinação de personalização, integração e governança tem sido decisiva nos projetos que lideramos na região.” enfatiza o executivo.
Novas ferramentas
A inovação é um dos pilares centrais da Acquia. No Acquia Engage 2025, evento global realizado nos EUA, foram apresentadas diversas inovações que reforçam o compromisso da empresa com experiências digitais abertas, acessíveis e orientadas por dados. Entre os destaques:
Acquia CMS: nova geração de CMS baseado em Drupal, modular e ágil, voltado para experiências personalizadas.
DAM Copilot: inovação no gerenciamento de ativos digitais com IA que simplifica a busca e otimiza a produtividade.
Experience Builder e Drupal Starshot: soluções que tornam o uso do Drupal mais acessível a usuários não técnicos.
Acquia SEO Copilot e Acquia Optimize: ferramentas que otimizam conteúdo e SEO em tempo real.
Acquia Convert: análises comportamentais com mapas de calor e sugestões baseadas em dados.
Infraestrutura com Acquia Cloud Next: ambientes escaláveis com Kubernetes.
Parceria com Piwik Pro: soluções analíticas com foco em privacidade e conformidade com GDPR e LGPD.
Além disso, a Acquia mantém o canal de conteúdo Acquia TV (acquia.com/tv), uma plataforma de streaming aberta com cases, conteúdos educacionais e insights de inovação digital.
O Brasil, segundo Define, é visto como um mercado de alto potencial de crescimento, especialmente em comparação com regiões mais maduras como EUA e Europa. “Temos um ‘mar azul’ para navegar. O mercado brasileiro ainda está em expansão no uso de plataformas digitais robustas. E a Acquia está pronta para liderar esse movimento”, afirma.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais