Algumas fontes são muito populares nos editores de textos: Arial e Times New Roman passam um ar de formalidade e são aceitos na norma ABNT, enquanto Comic Sans traz um visual que virou um meme por si só. Cada um destes itens tem uma história e um grupo de inventores por trás.
- Como descobrir a fonte de uma imagem | Guia Prático
- Qual é a fonte de texto usada na interface do Instagram?
Qual a origem dos nomes das fontes?
O Canaltech traz algumas curiosidades sobre a criação das três fontes em questão:
Arial
A fonte Arial foi criada em 1892 pelos designers Robin Nicholas e Patricia Saunders, do escritório Monotype Typography, do Reino Unido. O estilo foi um pedido da fabricante de computadores IBM, que procurava uma alternativa à fonte Helvetica (usada por muito tempo em sistemas da Apple), mas com licenciamento mais barato.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A Arial se tornou um sucesso entre as fontes sem serifa (sem esses pequenos traços ou continuações entre as letras), instalada por padrão no Windows desde a versão 3.1. É, também, a fonte padrão no editor de texto Documentos do Google.

Comic Sans
Ame-a ou odeie-a, mas a Comic Sans é uma das fontes mais marcantes dos computadores. A tipografia foi criada pelo designer Vincent Connare para fazer parte dos PCs e fez sua estreia no Windows 95.
A fonte se inspira nos textos de revistas em quadrinhos para criar um resultado mais descontraído e apelativo para crianças, mas com o tempo também virou chacota pelo uso em situações mais formais, como apresentações.
Times New Roman
A Times New Roman é a mais antiga do trio, criada em 1931 para o jornal britânico The Times por Stanley Morison (também do escritório Monotype) e Victor Lardent, funcionário do departamento de anúncios do veículo.
A fonte é um dos modelos serifados (com traços prolongados em cada letra) mais populares do mundo e está presente nos computadores Windows desde a versão 3.1
Quais fontes são usadas em apps e sites famosos?
É comum que aplicativos e sistemas operacionais mais populares usem fontes próprias, mesmo que sejam inspiradas em modelos mais famosos do mercado).
A Apple usou a Helvetica (a mesma que inspirou o Arial) por quase duas décadas, mas começou a usar a fonte San Francisco, desenvolvida pela própria empresa, em todos os seus sistemas desde 2015.
O Instagram usa uma fonte sem serifa própria na sua interface, conhecida como Instagram Sans, enquanto o Google criou a Roboto para usá-la nas telas do Android.
Leia também:
- Qual fonte o WhatsApp usa na interface do aplicativo?
- Como mudar a fonte do Windows 11
- Como mudar a letra do WhatsApp | Trocar fonte
VÍDEO: qual comprar em 2025: Galaxy S23 vs S24 vs S25 (comparativo Samsung dos 11 celulares da marca)
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canaltech - Leia mais