A Anthropic iniciou a implementação do “modo voz” para o aplicativo de sua inteligência artificial (IA), Claude. A novidade permite interação ao vivo com a IA e, por hora, ainda está em versão beta para alguns usuários. Mas segundo publicação da empresa no X, o recurso chegará nas próximas semanas em inglês.
- Claude IA agora custa R$ 500 em plano mais completo; confira todos os recursos
- Vale a pena pagar por uma IA? Entenda os benefícios de assinar um chatbot
O modo voz do Claude possibilita conversas ao vivo, ainda em inglês, enquanto o chatbot faz um resumo do bate-papo. Durante a interção, os usuários podem tirar dúvidas sobre documentos e imagens, e escolher entre cinco opções de voz distintas.
O novo recurso é alimentado pelo modelo Claude Sonnet 4. Segundo relato de um usuário no X que recebeu o teste beta, o modo voz permite selecionar uma tom e voz mais calmo, ou um mais autoritário para interagir com o chatbot, assim como é possível escolher o ritmo da conversa.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Na demonstração publicada pela Arthropic, a interação com o modo voz funciona como um agente pessoal em que a IA consegue interagir com outras funções do dispositivo e mapear tarefas e e-mails gravados na Agenda e Gmail, por exemplo.
A novidade da Arthropic segue os lançamentos de modos de voz de outras IAs como xAI, ChatGPT e Gemini Live do Google.
Modo voz do Claude ainda tem limites
O recurso de voz do Claude ainda tem limite de 20 a 30 conversas para usuários gratuitos do chatbot. Outra limitação é a conexão com recursos do Google Worskpace que permite o acesso da IA aos eventos, tarefas e e-mails que só é permitida a assinantes do Claude Enterprise.
Leia mais:
- Gemini Advanced | O que é, o que faz, quanto custa?
- Como usar a Claude AI no Brasil grátis e sem VPN
- O que é Perplexity e como usar a IA para fazer pesquisa aprofundada
VÍDEO: DeepSeek RESUMIDO (entenda por que ele causou tanto impacto no início de 2025 nas empresas TECH)
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canaltech - Leia mais