A CD Projekt RED se uniu à Epic Games para apresentar uma primeira olhada do aguardado The Witcher IV durante o evento State of Unreal, realizado no início do mês. Apesar de decepcionar alguns fãs por se tratar de uma tech demo, a desenvolvedora revelou que a demonstração estava rodando a 60 FPS no PlayStation 5 padrão. A escolha pode marcar uma nova estratégia da CD Projekt RED, priorizando o desenvolvimento nos consoles.
- The Witcher 4 aparece rodando no PS5 a 60 FPS com ray tracing
- The Witcher 4: CDPR revela plano para não repetir desastre de Cyberpunk 2077
Em entrevista ao Digital Foundry, o vice-presidente de tecnologia da desenvolvedora polonesa, Charles Tremblay, comentou um pouco sobre essa mudança no desenvolvimento dos jogos da empresa.
Apesar do foco anterior da companhia nos PCs, Tremblay revelou que a empresa enfrentou tantos problemas e teve de reduzir o escopo dos jogos para que coubessem nos hardwares de mesa, que desta vez optaram por um desenvolvimento mais centrado nos consoles, com foco em atingir 60 FPS.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Sobre esses problemas de otimização, provavelmente o executivo estava se referindo ao conturbado lançamento de Cyberpunk 2077 no PlayStation 4 e Xbox One, que chegou praticamente injogável. A empresa não quer repetir o mesmo desastre com The Wicther IV.
Ao longo da entrevista, Tremblay e outros desenvolvedores da Unreal Engine e da CD Projekt RED também comentaram sobre a transição do antigo motor gráfico da empresa, o REDengine, para a Unreal Engine 5.
Segundo os produtores, a troca ocorreu em meados de 2022. Além disso, destacaram que o motor gráfico próprio da CD Projekt RED não era muito adequado para o desenvolvimento de múltiplos projetos. Outra questão para a troca foi a tecnologia ser voltada para experiências single player, enquanto a CD Projekt RED pretende expandir sua atuação no multiplayer.
Vale lembrar que, além de The Witcher IV, foi relatado que a CD Projekt RED está trabalhando em um remake do primeiro jogo da franquia The Witcher, um jogo com modos single player e multiplayer baseados no universo do bruxo, uma sequência de Cyberpunk 2077 e uma nova IP independente com codinome de Hadar.
Ainda de acordo com os desenvolvedores, com a Unreal Engine 5 e novas tecnologias, ficou mais fácil ‘escalar’ os jogos para PC, por exemplo, do que diminui-los por meio de downgrade para ‘caber’ nos consoles.

Otimizar The Witcher IV para o Xbox Series S será um desafio?
Falando em otimização, Tremblay comentou sobre levar o jogo para o Xbox Series S. Apesar de mirar os 60 FPS nos consoles, o vice-presidente de tecnologia destacou que o frame rate “será definitivamente extremamente desafiador no Series S. Digamos apenas que é algo que precisamos descobrir”.
O Xbox Series S vem gerando muitas controvérsias em relação à otimização desde seu lançamento, em 2020. O console foi alvo de diversas polêmicas, sendo criticado por alguns desenvolvedores.
Os casos que mais chamaram a atenção foram Baldur’s Gate III e Black Myth: Wukong, que teriam deixado o Xbox de fora em seus respectivos lançamentos devido à exigência de paridade entre os modelos Series S e X imposta pela Microsoft.
Leia também:
- Bastidores da CD Projekt Red: veja como empresa localiza jogos para o português
- The Witcher 3 celebra 10 anos em grande estilo com ações da CD Projekt Red
- CD Projekt Red oficializa início da produção de Cyberpunk 2
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canaltech - Leia mais