Existem diferentes selos 80 Plus de eficiência de energia para fontes, mas agora a indústria tem um novo patamar. A norte-americana CleaResult anunciou a certificação 80 Plus Ruby voltada para servidores, segmento da computação com a maior demanda energética, chegando a 96,5% de eficiência.
Apesar de esse número ser o mais alto na tabela, ele é somente 0,5% maior em relação ao 80 Plus Titanium, com 50% de carga. Mesmo assim, os outros níveis de eficiência, que estão atrelados a carga de energia, são maiores. O 80 Plus Ruby começa com 90% de eficiência já com 5% de taxa de carga.
Importância do selo 80 Plus Ruby para servidores
Data centers são muito exigentes. São máquinas que precisam de energia extremamente estável, já que estamos falando de super PCs que não são desligados na maior parte do tempo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

“Atingir o mais alto padrão de operações para data centers é fundamental, pois a demanda de energia cresce rapidamente e estamos orgulhosos de que a certificação 80 PLUS Ruby esteja dando o exemplo de como pode ser a eficiência energética ideal para data centers em todo o mundo”, disse Divakar Jandhyala, responsável pelos produtos e tecnologia da CleaResults.
A certificação 80 Plus para fontes oferece o selo padrão, 80 Plus, além de Bronze, Silver, Gold, Platinum e Titanium. Cada selo indica maior eficiência energética e está em fontes voltadas para o consumidor em seus PCs pessoais.
A eficiência aumenta conforme a carga da fonte também sobe. Geralmente, na faixa dos 50% de carga de energia, a fonte trabalha com o melhor nível de eficiência em todos os níveis, incluindo a nova Ruby. A maior certificação, inclusive, trabalha com 92% de eficiência com carga máxima, algo essencial para servidores.
Veja mais do CTUP:
-
O que é gargalo de CPU?
- Conheça o XMX Acceleration, tecnologia por trás das GPUs Intel Arc e XeSS
- 3 principais diferenças entre a AMD RX 9060 XT e a NVIDIA GeForce RTX 5060
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canaltech - Leia mais