Os pagamentos sempre evoluíram com a sociedade, e hoje, os métodos digitais, invisíveis e instantâneos refletem o quão longe chegamos. As novas tendências globais apontam para um cenário de transações cada vez mais ágeis, seguras e integradas à rotina dos consumidores. E é por esse caminho – especialmente com a adesão de grandes bandeiras como Mastercard e Visa – que chegamos a uma das tendências em 2025 no Brasil e no mundo: o Click to Pay.
O Brasil se destaca como o segundo maior mercado global para o Click to Pay da Mastercard, impulsionado pelo crescimento contínuo do uso de cartões, que inclusive, em 2025 pela primeira vez, em um primeiro trimestre, registrou um volume transacionado superior a R$ 1 trilhão Esse recorde diz muito sobre a relevância dele no cenário de pagamentos digitais e sua posição estratégica na adoção de tecnologias inovadoras.
De todo modo, o Click to Pay ainda é uma novidade por aqui. Ele chegou ao Brasil em fevereiro de 2024 e veio justamente para simplificar o processo de pagamento online, eliminando aquela etapa de digitar manualmente os dados do cartão a cada compra na modalidade de crédito. Funciona como uma carteira digital, permitindo que os usuários cadastrem vários cartões em um único perfil. Depois de cadastrados, não há mais necessidade de inserir informações do cartão ou endereço de envio para concluir uma transação. Isso cria uma experiência de checkout mais rápida, segura e prática.
Porém, apesar de todas essas vantagens, ainda estamos engatinhando para uma adoção maior. Segundo a consultoria GMattos, apenas 3,4% das lojas online oferecem essa opção de pagamento. Isso acontece porque todos os players do setor ainda estão se adaptando – desde as bandeiras até os bancos, credenciadoras, varejistas e até os consumidores.
Além disso, um desafio que precisa ser resolvido é a ampliação do Click to Pay para além dos pagamentos com cartão de crédito. Grandes bandeiras já estão trabalhando para incluir novos métodos, o que pode acelerar ainda mais sua aceitação no Brasil.
O ponto alto continua o mesmo. O mercado de pagamentos digitais está mudando rápido, e felizmente tecnologias como Click to Pay, BNPL e carteiras digitais apoiadas por bancos estão moldando um futuro mais eficiente para consumidores e empresas. No Brasil, essa transformação já começou, e quem souber se posicionar desde agora estará na dianteira dessa revolução.
Se o mercado de pagamentos reflete a sociedade, estamos caminhando para um futuro de conveniência, segurança e rapidez em todas as transações. É hora de nos prepararmos para essa nova era!
Giuliana Cestaro, Diretora de Produtos da Fiserv no Brasil.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais