O reembolso na Shopee pode ser solicitado quando a compra não foi entregue ou quando o cliente deseja devolver o produto. Os dois tipos de solicitações podem ser feitas no app ou site.
- O que você precisa saber antes de comprar no AliExpress, Shein e Shopee
- Como conseguir frete grátis na Shopee
Os pedidos de reembolso devem ser feitos dentro do prazo de garantia da Shopee, que é de 7 dias a partir da data de recebimento do seu pedido. No caso de mercadorias não recebidas, o prazo começa a contar a partir da data que você deveria ter recebido a sua compra.
Como pedir reembolso na Shopee sem ter recebido o produto
Caso o pedido atrase, você pode solicitar o reembolso. Veja como:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Acesse o aplicativo Shopee (Android | iOS | Web);
- Faça login na sua conta;
- Vá em “Minhas compras”;
- Escolha a opção “A caminho”;
- Procure o produto;
- Toque em “Pedir reembolso”;
- Selecione o motivo da solicitação.
Como pedir reembolso após receber o produto
Após receber o produto, é necessário fazer a devolução para prosseguir com a solicitação de reembolso na Shopee. Pelos correios, é possível fazer a devolução de graça.
Veja como devolver o produto e solicitar o reembolso:
- Faça a solicitação de reembolso no aplicativo;
- Escolha se deseja devolver pelos Correios ou agências Shopee;
- Gere a etiqueta de devolução no app;
- Embale todos os itens (inclusive brindes e acessórios na embalagem original);
- Vá até a opção de devolução escolhida e apresente o código de devolução oferecido pela Shopee;
- Solicite o recibo de postagem e acompanhe as atualizações no aplicativo.
Qual é o prazo para receber o reembolso?
O reembolso é efetuado após a finalização do processo de devolução — caso tenha recebido o produto —, ou da análise da situação. O prazo varia de acordo com o método de pagamento escolhido no momento da compra:
- ShopeePay e Boleto (reembolso no ShopeePay): 1 dia corrido;
- Pix, cartão de débito e boleto (reembolso em conta corrente): até 3 dias corridos;
- Cartão de crédito: entre 3 e 5 dias corridos;
- SParcelado: até 7 dias corridos.
Cupons podem ser reembolsados?
Não, os cupons Shopee e de frete grátis não podem ser reembolsados, mas existem duas exceções:
- Vale Presente: é reembolsado caso todos os produtos da compra sejam cancelados — mas o cupom deve estar dentro do prazo de validade de 90 dias, contados a partir da compra do Vale;
- Cupom de Reembolso Conversível: caso o cliente tenha um reembolso pendente, pode optar por receber esse cupom. O cliente pode usá-lo em diversas lojas do marketplace, mas a compra deve ser concluída em um único carrinho. Ele é válido por 180 dias a partir da data de inclusão na carteira Shopee.
Saiba mais:
- Como cancelar um pedido na Shopee? Veja o guia prático
- Como ser entregador da Shopee | Guia Prático
- Como vender na Shopee | Guia Prático
VÍDEO: Testamos o “mini ar-condicionado” da Shopee: funciona mesmo ou é golpe?
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canaltech - Leia mais