Criada em 2023 por Rodrigo Bobrow e Henrique Cunha, o Tela nasceu para resolver uma lacuna crítica no mercado brasileiro: como aplicar a inteligência artificial generativa de forma rápida, segura e acessível aos fluxos operacionais das empresas, sem depender de grandes equipes técnicas.
Rodrigo destaca que, antes do Tela, as organizações que buscavam aplicar modelos de inteligência artificial como o GPT em tarefas reais enfrentavam barreiras significativas — desde a dificuldade em garantir qualidade e segurança nos resultados até a complexidade técnica, os altos custos e a lentidão para colocar soluções em produção.
“Queremos mudar esse cenário com uma plataforma no-code que permite construir fluxos de trabalho inteligentes sem precisar programar, entregando uma automação adaptativa, intuitiva e com arquitetura robusta de segurança corporativa (SOC2)”, explica.
Com validação antecipada, controle de qualidade integrado e supervisão humana, a plataforma já demonstrou ganhos expressivos em setores como jurídico, financeiro, compliance, saúde e indústria. Em apenas 12 meses, o Tela saiu da fase inicial para se consolidar como uma das maiores líderes em automação com Inteligência Artificial no Brasil, além de atender os líderes de cada setor, expandir significativamente sua equipe e colocar em operação mais de 100 automações críticas e complexas.
“Nosso objetivo com o Tela sempre foi tornar a inteligência artificial uma aliada invisível, mas essencial, no coração das operações críticas de empresas brasileiras. Ao eliminar a barreira técnica da IA, conseguimos democratizar o acesso a automações que antes só estavam ao alcance de empresas com grandes times de tecnologia”, explica Bobrow.
Vale destacar que as soluções do Tela atende desde empresas que estão iniciando sua jornada na automação até organizações maiores, com destaque para grandes corporações que lidam com alto volume de dados, documentos não estruturados e regras mais complexas. Entre os principais clientes estão Nelson Wilians Advogados, Jusbrasil, Vórtx DTVM, Ultrapar, HBR Aviação e outros líderes dos segmentos bancário e saúde.
No setor jurídico, o Tela é capaz de automatizar triagens processuais, transcrições de audiências, análises e até mesmo a geração completa de petições a partir de subsídios estruturados. Para o setor financeiro, oferece automações para compliance, extração e validação de dados regulatórios. Já em saúde, a tecnologia organiza prontuários médicos e valida contas hospitalares, gerando eficiência em todo o ciclo de faturamento, com melhora de até 6% na glosa para um grande player do setor.
O Tela é projetado para permitir que automações sejam facilmente construídas por profissionais do negócio, melhorando significativamente a precisão de fluxos operacionais com inteligência artificial, com casos que já atingiram 99,5% de acurácia, segundo métricas dos próprios clientes, mesmo em processos altamente sensíveis.
Para 2025, o Tela projeta consolidar sua liderança nos setores em que já atua, além de acelerar sua expansão internacional. “Estamos estruturando parcerias estratégicas para levar nossa tecnologia a novos mercados, com o objetivo de nos tornarmos uma referência global em automação corporativa baseada em IA”, pontua Rodrigo.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais