A DE-CIX, principal operadora de Internet Exchange (IX) do mundo, acaba de divulgar os resultados do ano fiscal de 2024, demonstrando crescimento de dois dígitos em relação a redes, tráfego de dados e capacidade de transmissão. A empresa, que inaugurou dois pontos de interconexão, em março, no Brasil – em São Paulo e no Rio de Janeiro –, terminou o ano com mais de 4.000 redes conectadas em todo o mundo, um aumento de 10% em relação ao ano anterior, e 170 terabytes de capacidade de clientes conectados, um crescimento de 20%.
O pico de tráfego global de peering – a interconexão direta de redes – encerrou o período com 25 Tbit/s, avanço de 11% em relação a 2023. A receita global cresceu 8,3%, chegando a 68,6 milhões de euros. Depois de acrescentar mais cinco pontos de interconexão ao longo de 2024 e anunciar sua entrada no mercado brasileiro, a companhia atingiu 60 mercados nos cinco continentes.
A empresa opera vários dos IXs mais importantes do mundo, incluindo o DE-CIX Frankfurt, o maior IX da Europa; o DE-CIX New York, o maior da região nordeste dos EUA; o DE-CIX Mumbai, o maior da Índia; e o UAE-IX powered by DE-CIX, o maior do Oriente Médio. Com suas redes conectadas e sua cobertura geográfica, a DE-CIX é insuperável em todo o mundo no fornecimento de serviços de peering via IXs – seja peering de rede de atacado, peering de nuvem ou peering de rede de aplicativos. O peering é usado pelas operadoras de rede para otimizar os caminhos de dados e melhorar o desempenho e a segurança do conteúdo digital, dos serviços e dos aplicativos que compõem a Internet.
Além de atender ao grupo de clientes de longa data de operadoras de rede de atacado, a DE-CIX também fornece serviços de peering e interconexão de nível empresarial para corporações globais e empresas da Fortune 500. Dessa forma, a operadora tem uma influência decisiva sobre os fluxos de tráfego global que alimentam a Internet, as economias digitais e a vida digital.
Criando uma infraestrutura pronta para IA no Deep Edge para a era da latência zero
“No ano do nosso 30º aniversário, chegou a hora de um novo estilo de peering para atender às necessidades da nova Internet. O peering – interconexão direta de rede em um ponto de interconexão – será fundamental para criar uma infraestrutura pronta para IA para todos os casos de uso futuros”, diz Ivo Ivanov, CEO da DE-CIX.
Juntamente com os Internet Exchanges, que criam densidade de rede nos principais pontos de agregação, os AI Exchanges serão necessários no Deep Edge para dar suporte ao desenvolvimento da funcionalidade de inferência multi-AI na próxima geração de produtos e serviços.
“Portanto, veremos uma abordagem em camadas para a infraestrutura, integrando o hiperlocal, o regional, o pan-regional e o global. Na DE-CIX, estamos trabalhando para concretizar essa visão e atender às necessidades do amanhã – prontos para os próximos 30 anos de inovação e excelência em peering”, conclui Ivanov.
30 anos de história
Em 26 de junho de 2025, a DE-CIX está comemorando com orgulho o 30º aniversário de seu primeiro Internet Exchange (IX) em Frankfurt, Alemanha – um marco não apenas na história da empresa, mas também no desenvolvimento da Internet global.
Exatamente 30 anos após a sua fundação, a comemoração ocorrerá em Frankfurt com a Cúpula de Interconexão Global DE-CIX. Entre muitos outros, um dos destaques será a publicação de um novo estudo sobre as capitais digitais existentes e emergentes, das quais Frankfurt é um exemplo líder em todo o mundo.
O Relatório Anual DE-CIX 2024 completo pode ser baixado aqui: Link
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais