A Edenred representada no Brasil pelas marcas Edenred Ticket Log, Edenred Repom e Taggy, registrou forte adesão ao pagamento digital, facilidade lançada em agosto de 2023. Ao total, foram quase 250 mil transações, com um aumento de seis vezes (600%) entre dezembro de 2023 e o mesmo mês de 2024.
Com esse tipo de pagamento, a pessoa condutora pode substituir o uso do cartão físico pelo celular. Basta acessar o app Minha Mobilidade e ler um código gerado no POS inteligente da Punto – maquininha de pagamentos da Edenred -, de forma rápida e segura. “São cerca de dez mil postos em todo o Brasil habilitados para o pagamento digital que, além de ser ágil, simples e prático, gera mais eficiência, segurança e controle”, destaca Ariane Buzanello Negrão, diretora de produtos da Edenred Mobilidade.
A opção de pagamento trouxe, recentemente, outra facilidade: o smart hodômetro. Por meio dele, a pessoa condutora tira uma foto da quilometragem do veículo e os números da imagem são automaticamente digitalizados pelo app. Assim, após checagem do motorista, os dados são registrados e a foto é anexada para conferência da pessoa gestora da frota. O registro é necessário para que as empresas tenham a dimensão da distância percorrida entre abastecimentos, bem como a sua frequência e a quantidade de combustível utilizada. Tais informações são essenciais para a gestão de frota e programação de manutenções preventivas, segundo Ariane.
A empresa Icomon, de telecomunicação, possui 7,2 mil veículos e 80% de sua operação utiliza o pagamento digital, com a solução de abastecimento da Edenred Ticket Log e sem emissão de cartões físicos para seus motoristas. Apenas em um mês, ela chegou a fazer 90 mil transações via QR Code e há previsão de superar as 100 mil nos próximos meses com a inclusão dos 20% restantes.
“Nossos maiores ganhos foram: a redução de erros no abastecimento referente à quilometragem e número de frota inválido, e a redução da logística dos cartões físicos. Agora, conseguimos extrair relatórios mais precisos com os dados de quilometragem atual da nossa frota, ajudando no monitoramento de revisões periódicas e nas tomadas de decisões”, Roberto Cesar, Gerente Executivo de Frotas da Icomon.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais