A Equifax BoaVista lança o “Indicador de Cobrança”, uma solução baseada em dados sobre os hábitos de consumo, auxiliando nas estratégias de recuperação de crédito. Diferente dos scores tradicionais, que olham principalmente para o histórico financeiro, o novo produto atua com base em mudanças de curto prazo no comportamento do consumidor, indicando sua probabilidade de pagamento de dívidas, proporcionando maior assertividade no momento da cobrança.
Historicamente, os modelos de cobrança se baseiam em scores que analisam o passado do consumidor, classificando-o como um devedor “recuperável” ou “não recuperável”. Esse olhar retrospectivo, embora útil em alguns contextos, apresenta limitações ao não considerar variações recentes no comportamento do consumidor.
A nova solução é desenhada para captar sinais mais recentes de mudança comportamental, como repentino aumento de pagamentos de dívidas, permitindo decisões mais estratégicas e assertivas.
O novo indicador nasce da combinação de gatilhos – foram mais de 61 utilizados nos testes –, junto de variáveis tradicionais, somados a modelos disponíveis por dias de atraso, além da classificação de risco, variando de altíssima à baixíssima.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais