O Federal Reserve Bank de Nova York e o Banco de Compensações Internacionais (BIS) publicaram hoje um estudo de pesquisa conjunto que explorou se e como os bancos centrais poderiam continuar a implementar operações de política monetária em hipotéticos mercados financeiros atacadistas tokenizados.
O Projeto Pine, do Centro de Inovação de Nova York do Fed de Nova York e do Centro Suíço do BIS Innovation Hub, descobriu que os bancos centrais poderiam personalizar e implementar ferramentas de implementação de políticas usando contratos inteligentes programáveis ??em um possível estado futuro em que bancos comerciais e outras instituições financeiras do setor privado tenham adotado amplamente a tokenização para pagamentos em atacado e liquidação de títulos.
O projeto gerou o protótipo de um kit de ferramentas tokenizado genérico para implementação de política monetária, com potencial para pesquisa e desenvolvimento adicionais por bancos centrais em diferentes jurisdições e moedas. O protótipo foi projetado para ser tecnicamente modificável para diferentes estruturas de política monetária de bancos centrais e calibrado para conduzir operações de mercado padrão ou emergenciais.
O protótipo do kit de ferramentas foi criado em consulta com consultores de mercados financeiros de bancos centrais de diversas jurisdições, que ajudaram a delinear o escopo do projeto e os requisitos específicos de design. Não é específico para nenhuma moeda ou jurisdição. Ele pode atender a um conjunto comum de requisitos de implementação de bancos centrais, incluindo pagamento de juros sobre reservas, operações de mercado aberto e gestão de garantias.
O kit de ferramentas foi testado em dez cenários hipotéticos que simulam a dinâmica normal do mercado e eventos de estresse. Cada cenário foi elaborado utilizando dados históricos sobre eventos de mercado passados, como ciclos de aperto e flexibilização das taxas de juros, ciclos de flexibilização e aperto quantitativo e períodos de liquidez de mercado limitada ou perturbações mais amplas do mercado.
O protótipo respondeu com sucesso e executou instantaneamente a operação pretendida sob as variadas condições de mercado, consistente com o ambiente de liquidez desejado pelo banco central. As descobertas do Projeto Pine destacaram áreas para pesquisas e análises adicionais relacionadas à interoperabilidade e padronização de dados. O Projeto Pine visa contribuir para um diálogo público amplo e transparente sobre potenciais aplicações de novas tecnologias no setor financeiro.
Os projetos do BIS Innovation Hub são de natureza experimental e visam explorar e fornecer bens públicos à comunidade global de bancos centrais. O Projeto Pine limitou-se à pesquisa e experimentação e não deve ser interpretado como reflexo de quaisquer políticas, diretrizes ou pontos de vista do Federal Reserve Bank de Nova York ou do Sistema da Reserva Federal.
Sobre o Centro de Inovação de Nova York
O? New York Innovation Center (NYIC) ?do Federal Reserve Bank de Nova York conecta os mundos das finanças, tecnologia e inovação. Criado em 2021 em parceria com o Bank for International Settlements Innovation Hub, o NYIC gera insights sobre oportunidades de alto valor relacionadas a bancos centrais por meio de pesquisa, análise e experimentação técnica para impulsionar avanços em bancos centrais e aprimorar o funcionamento do sistema financeiro global.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais