A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) anunciou nesta quinta-feira (22) que autorizou a SpaceX a retomar os voos do seu foguete Starship. A empresa aguardava a conclusão das análises da explosão ocorrida após o oitavo teste de voo do veículo. Ainda não há data para a próxima missão, mas é possível que seja lançada na próxima semana.
- Foguete Starship deve ser lançado a Marte em 2026, afirma Elon Musk
- Starship: estrondo de foguete da SpaceX é tão alto que pode danificar prédios
“A FAA realizou uma ampla análise de segurança do incidente do voo 8 do Starship e determinou que a empresa abordou de forma satisfatória as causas do incidente, e portanto, o veículo Starship pode voltar a voar. A FAA vai verificar se a SpaceX implementou todas as ações corretivas”, declaram em comunicado.
The @FAANews has given the go for flight 9 of Starship @NASASpaceflight pic.twitter.com/KYjwcuJ0Lq
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–— Adrian Beil (@BCCarCounters) May 22, 2025
A agência já havia anunciado a aprovação da modificação de uma licença da SpaceX, que autorizava a SpaceX a realizar 25 lançamentos a cada ano a partir de Starbase, no Texas. Entretanto, ainda faltava a análise dos resultados do 8º teste de voo, lançado em março, para a SpaceX poder avançar para a próxima missão.
Tudo pareceu correr bem no início do voo: o booster Super Heavy teve bom desempenho, e voltou para pousar corretamente no local do lançamento. No entanto, o estágio Starship explodiu sobre o Atlântico cerca de 10 minutos após o início da missão, causando uma chuva de detritos sobre as Bahamas.
Em preparação para o próximo teste de voo, a FAA ampliou as áreas de risco para aeronaves e embarcações nos Estados Unidos e outros países. A medida foi tomada como resultado da nova análise de segurança, e por a SpaceX planejar usar um propulsor Super Heavy que já foi lançado em outra missão.
Considerado o maior e mais poderoso foguete já criado, o Starship é um sistema composto pelo booster Super Heavy e pelo Starship, a espaçonave propriamente dita. Enquanto se prepara para o nono teste de voo do poderoso veículo, a SpaceX vem realizando testes de ignição estática e outros procedimentos.
Leia também:
- Copia, mas não faz igual: China revela foguete tipo Starship, da SpaceX
- SpaceX | Explosão do foguete Starship cria buraco na atmosfera
Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canaltech - Leia mais