Durante a Google for Brasil 2025, realizada nesta terça-feira para um público de cerca de 500 pessoas em São Paulo, o presidente da empresa, Fábio Coelho anunciou o investimento de R$5 milhões para treinamento de inteligência artificial para o terceiro setor.
O projeto será implementado pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social ao longo de três anos, com estimativa de impactar 1.000 organizações sociais, capacitando até 200 delas com habilidades e ferramentas para adotar a IA de forma a aprimorar sua efetividade, sustentabilidade e gerar impacto positivo para 100.000 beneficiários.
Uma pesquisa lançada recentemente pelo Canal Sabiar, em parceria com o Instituto Beja, mostra que apenas 10% dos movimentos sociais e coletivos têm adoção de alta tecnologia. Além da baixa aplicabilidade, há uma lacuna significativa de conhecimento técnico entre as equipes, o que limita a capacidade do setor de aproveitar plenamente o potencial transformador da IA.
“A inteligência artificial tem o potencial de ajudar as organizações do terceiro setor a otimizar os recursos e ganhar eficiência. Mais uma vez o Brasil sai na frente para colaborar com a capacidade técnica das pessoas que atuam nessas entidades para a adoção dessa tecnologia. O IDIS vai implementar um treinamento em IA para esse público, com objetivo de aprimorar a eficácia, sustentabilidade e impacto para o terceiro setor”, explica Coelho, presidente do Google Brasil.
Em resposta a essa necessidade premente, o IDIS, que atua no fortalecimento do investimento social privado, implementará um programa de capacitação abrangente voltado ao terceiro setor. Complementando esse esforço, o instituto também liderará o desenvolvimento de uma metodologia de pesquisa, baseada em evidências, para avaliar como o investimento em IA influencia o desempenho organizacional e como a tecnologia pode ampliar o potencial de impacto das organizações que a adotam de forma eficaz.
“Essa iniciativa foi concebida para gerar resultados mensuráveis, tais como aumento da produtividade, aprimoramento das capacidades tecnológicas, acesso a plataformas pagas, ampliação do impacto social e do alcance junto aos beneficiários de diversas causas sociais, além de uma tomada de decisão mais estratégica e orientada por dados. O programa culminará em um estudo analítico abrangente, essencial para compreender se a intervenção leva, de fato, a resultados significativos e de que forma essas mudanças ocorrem ao longo do processo”, conta Guilherme Sylos, diretor de prospecção e parcerias do IDIS.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais