Mensagens personalizadas foram enviadas na terça-feira (3/6) a 900 mil estudantes elegíveis para a inscrição gratuita no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio da caixa postal individual do GOV.BR, de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A ferramenta pode ser utilizada por todas as pessoas com conta prata ou ouro na plataforma de serviços do governo federal e as informações são especificas para cada um, com instruções sobre como acessar o direito.
Os recados enviados nesta terça-feira trouxeram informações sobre as inscrições isentas de taxa para estudantes beneficiários do programa Pé de Meia e para alunos que concluíram o ensino médio em escolas públicas. Neste último caso, a inscrição já está pré-preenchida e as pessoas precisam apenas acessar o site oficial do Inep para validar e completar seus dados.
As inscrições da edição 20/25 do Enem terminam nesta sexta-feira (6/6) e devem ser realizadas exclusivamente por meio da Página do Participante no portal do Inep ou diretamente pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, nos 26 estados e no Distrito Federal.
Caixa Postal
Mensagens da Caixa Postal GOV.BR podem ser acessadas tanto pelo computador, no site da plataforma, quanto pelo aplicativo para dispositivos móveis, como celulares e tablets. Quem tem o app GOV.BR instalado também recebe notificações tipo push com avisos sobre novas correspondências. A Caixa Postal GOV.BR é gratuita e foi automaticamente criada dentro da área pessoal de todas as pessoas que já se cadastraram na plataforma, mas apenas os usuários nível prata e ouro podem acessá-la, para garantir a segurança das informações.
A ferramenta estreou em fevereiro, com mensagens para os candidatos convocados para cursos de formação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024. Desde então, também já foi usada para informar sobre o início dos pagamentos do programa Pé-de-Meia e a retirada de medicamentos de hipertensão pela Farmácia Popular, sempre de forma direcionada apenas às quem tem direito aquele serviço ou benefício específico.
Com mensagens personalizadas e enviadas apenas quando o assunto é pertinente à vida daquele cidadão, a Caixa Postal garante que as informações cheguem a quem interessa, com segurança para a pessoa e para o Estado. O cidadão poderá ter confiança de que a mensagem não é falsa ou uma tentativa de fraude. Já a administração pública terá certeza de que não passará informações a potenciais fraudadores tentando tirar vantagem de serviços a que não têm direito.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais