Toda vez que estamos diante de um bom personagem, é possível definí-lo em pouquíssimas palavras, até mesmo uma ou duas. Assim como Batman e Superman podem ser “Justiça” e “Esperança”, é possível vermos Wolverine e Homem de Ferro como “Caçador” e “Futurista”. E a mais recente atualização de poder do Tony Stark do universo paralelo recorrente Ultimate é tão interessante justamente porque subverte seu próprio conceito.
- Universo Ultimate choca a sociedade com morte escandalosa de Tony Stark
- Clássico herói da Marvel tem existência excluída no Universo Ultimate
Atenção para spoilers de The Ultimates #6-12!
O Homem de Ferro Ultimate é bastante diferente da versão tradicional. É uma versão muito mais jovem de Tony Stark, que nem mesmo se chama “Homem de Ferro”, pois Howard Stark, seu pai, é que estreou esse nome nessa Terra alternativa. Tony é conhecido como Rapaz de Ferro.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Desde do início da nova encarnação dos Supremos, a versão dos Vingadores do Universo Ultimate, muitas pistas sugerem que o Homem de Ferro Ultimate se tornará a versão desta continuidade de Kang, o Conquistador, no futuro, enquanto o Doutor Destino, que é Reed Richards sob a máscara nesta linha do tempo, também seja outro possível suspeito a vir a ser o vilão — que, aqui, atua mais como um herói, em uma realidade em que esses conceitos soam diferentes.

Mas o que esse Tony Stark também tem em comum com a versão tradicional, a ponto de podermos também caracterizá-lo como “Homem de Ferro”? Bem, a genialidade continua a mesma como inventor, e, principalmente, o fato de ele ser um futurista, um homem “com o olhar para o amanhã”.
E é aí que, então, temos a atualização de poder que subverte seu lado futurista.
Homem de Ferro Ultimate ganha o poder de enxergar o passado
Em The Ultimates #12, lançado recentemente, o Rapaz de Ferro exige que Destino revele a verdade sobre sua luta contra o Hulk. Na última edição de The Ultimates, Tony Stark revelou que sua conexão com um artefato chamado de Máquina Immortus lhe permite olhar para o passado.

“A máquina me permite ver através do tempo”, explica Tony. Nota-se que esse poder também não é tão simples, especialmente quando ele encontra “duas versões de eventos sobrepostas”, levando-o a descobrir o que realmente aconteceu durante a batalha da equipe contra a encarnação maligna do Hulk.
The Ultimates #12 revela que Destino usou a viagem no tempo para evitar a morte da equipe nas mãos do Hulk, o que Tony só percebe por causa de sua recém-descoberta habilidade de observar o tempo no passado.
Em vez de uma habilidade precognitiva, porém, Tony só consegue olhar para o passado, já que tudo além de um momento crítico no futuro “é apenas… branco”. Essa reviravolta nos poderes do Homem de Ferro é um daqueles momentos que fazem valer a pena acompanhar o Universo Ultimate.
Veremos como esse poder vai afetar o futuro do Rapaz de Ferro e dos Supremos — e até que ponto Tony Stark ainda vai se manter comparável com sua versão tradicional.
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canaltech - Leia mais