Em um cenário em que muitos anunciantes ainda enfrentam dificuldades para mensurar com precisão o retorno de suas campanhas e onde apenas 38% avaliam o ROI de forma integrada entre mídia tradicional e digital, segundo a Nielsen (2024), a agência Rosh decidiu propor uma virada de chave. A empresa acaba de lançar a Rosh Insights, uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida internamente, capaz de analisar centenas de criativos em minutos e identificar, com precisão, os elementos que impactam na performance de uma campanha.
A ferramenta, criada a partir da demanda da própria equipe criativa da Rosh, é alimentada por uma rede de agentes de IA generativa e especializada. Cada peça publicitária é classificada por mais de 80 variáveis, como cor predominante, expressão facial, posição de botões e presença de personagens, e cruzada com dados de performance para gerar insights acionáveis. “Hoje conseguimos rodar a análise de 150 criativos em apenas 30 minutos. Antes, esse trabalho levava semanas”, afirma David V. Bydlowski, fundador e CEO da Rosh.
Além da classificação automatizada, a Rosh Insights funciona como uma analista de marketing interativa. Por meio de uma interface conversacional, os usuários podem fazer perguntas como “qual expressão facial gerou mais cliques no último trimestre?” ou “qual imagem engaja mais para minha pousada — a da piscina, do quarto ou do restaurante?”. A tecnologia identifica padrões, busca em históricos e entrega respostas práticas que orientam decisões criativas.
Para performance, o olhar está focado em redução de CPA e taxas de conversão. “Podemos calibrar a ferramenta para basicamente qualquer KPI relevante de negócio”, complementa David. Na fase de testes iniciais com a Accor Hotels, a versão MVP do produto foi implementada ao longo de um ano e contribuiu para uma campanha de Black Friday que superou em 50% a meta de vendas para o período. Diferentemente de outras soluções do mercado, a plataforma utiliza modelos de linguagem de grande escala (LLMs), permitindo uma experiência mais intuitiva e flexível.
“Enquanto muitas ferramentas oferecem relatórios estáticos, a Rosh Insights se diferencia por proporcionar aos clientes a possibilidade de explorar dados de forma dinâmica e personalizada”, explica Bydlowski. “Os dados sempre foram parte fundamental do DNA da empresa, como demonstrado ao longo da gestão da conta para o Carrefour, que registrou um aumento de 458% no sentimento positivo, 108% no número de comentários, 321% nas visitas ao perfil, 190% em comentários positivos e 52% no engajamento. Esses resultados destacam a eficácia das estratégias implementadas e comprovam a capacidade da agência em entregar resultados concretos e mensuráveis.”
Cada base de cliente é anonimizada dentro de seus próprios grupos de anúncio, assegurando a confidencialidade dos dados. “Se hoje você tem uma base de 700 mil contratantes, não há risco de cruzamento com outras campanhas. Mas, futuramente, se tivermos dez academias, por exemplo, conseguiremos entender tendências de comportamento do setor como um todo”, explica o executivo.
Segundo Bydlowski, a proposta não é substituir a criatividade humana, mas potencializá-la. “Estamos propondo uma mudança de paradigma: decisões criativas baseadas em dados. Com a IA, conseguimos trazer um novo nível de inteligência para o processo criativo, sem abrir mão do olhar humano — que continua essencial, especialmente em temas como diversidade e responsabilidade.
A solução, que antes era restrita aos clientes da casa, passou a ser disponibilizada para agências e empresas de diversos setores. A funcionalidade central é clara: permitir que marcas consultem com rapidez e autonomia quais estratégias visuais e promocionais funcionam melhor para seus públicos, regiões e segmentos. “Ela olha para o passado, aprende com ele e entrega respostas práticas para o futuro. Tudo isso sem depender de estruturas analíticas robustas ou times especializados”, destaca o CEO.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais