A Iberia Linhas Aéreas selecionou a AWS como seu provedor de nuvem preferencial para acelerar sua transformação digital. A companhia aérea espanhola, que opera uma extensa malha aérea na Europa, América Latina, América do Norte, Ásia e África, pretente otimizar as operações, aumentando a confiabilidade e a resiliência de suas aplicações de missão crítica e utilizando inteligência artificial (IA) para aprimorar a satisfação dos passageiros.
“Nossa transformação com a AWS mudou fundamentalmente a forma como operamos e atendemos nossos clientes”, disse Gabriel Perdiguero, Diretor Financeiro e de Tecnologia da Iberia. “Ao migrar nossa infraestrutura digital para a AWS e usar recursos de IA e dados, não apenas alcançamos uma eficiência operacional sem precedentes, como também nos posicionamos para liderar o futuro das viagens aéreas por meio da inovação, criando experiências excepcionais para nossos clientes. Essa transformação se alinha perfeitamente com nosso propósito de gerar prosperidade conectando pessoas em todo o mundo.”
Maior desempenho e resiliência
A Iberia descomissionou seus data centers físicos e migrou sua infraestrutura de TI, que incluía 1.638 servidores, 1.235 bancos de dados, 572 aplicações e o Iberia.com, para a AWS. Essa migração permitiu à companhia aérea transformar sua estrutura operacional com uma arquitetura moderna de microsserviços, usando serviços como Amazon ECS, AWS Fargate, Amazon EventBridge, Amazon DynamoDB e Amazon Aurora Serverless, que facilitaram o dimensionamento independente de sistemas e a implementação de novos recursos.
A empresa agora pode lançar atualizações de código 1.000% mais rápido, reduzir os tempos de ciclo de desenvolvimento em 40% e diminuir as taxas de erro em 38% por meio da correlação abrangente de métricas, rastreamentos e logs.
A Iberia também implementou um novo modelo operacional que utiliza a automação para gerenciar mais de 200 contas da AWS e mais de 2.000 recursos, aprimorando a agilidade e a governança. Como parte de sua estratégia de resiliência, a Iberia está migrando estrategicamente cargas de trabalho para a região da AWS Europa (Espanha) para estabelecer recursos de recuperação de desastres multirregionais e reduzir a latência para cargas de trabalho específicas.
Experiência aprimorada do cliente com IA
A Iberia está desenvolvendo soluções inovadoras que aprimoram a experiência de viagem por meio de IA, impulsionada pela tecnologia AWS. A companhia aérea está utilizando o Amazon Bedrock para aprimorar a experiência do passageiro e aumentar a eficiência de suas operações.
Por exemplo, a Iberia criou um Assistente de Viagem com IA, um chatbot com Gen AI integrado à área pessoal “Mi Iberia”. Este assistente digital oferece recomendações de viagens personalizadas com base nos perfis e preferências dos clientes, transformando a forma como os viajantes planejam suas viagens.
A Iberia está integrando IA generativa em todas as suas operações, equipando engenheiros de manutenção com ferramentas inteligentes, desenvolvendo assistentes de atendimento ao cliente e revolucionando sua experiência em contact center por meio de análise comportamental, com mais de dez agentes de IA generativa em produção.
Excelência operacional impulsionada por análises em tempo real
A Iberia também criou uma plataforma de dados em tempo real na AWS, que inclui dados de clientes, comerciais e operacionais. A plataforma impulsiona centenas de casos de uso em todas as operações da Iberia, como relatórios operacionais em tempo real, campanhas de marketing direcionadas e personalizadas e planejamento de demanda, com mais de 100 painéis e 50 modelos de IA usados para lidar com mais de 20 milhões de solicitações diárias de processos de negócios.
Ela se tornou fundamental para aprimorar a experiência do cliente e alcançar a excelência operacional. Com arquitetura serverless e Amazon SageMaker, a plataforma processa quase 2 TB de dados diariamente. Sua contribuição para a receita da empresa cresceu de dezenas de milhões de euros para centenas de milhões de euros em pouco mais de 5 anos, demonstrando seu papel crucial no futuro digital da Iberia.
Olhando para o futuro, a Iberia também planeja integrar recursos avançados de IA com serviços da AWS em suas operações de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO), visando transformar a manutenção de aeronaves por meio de análise preditiva, processamento automatizado de documentação e operações técnicas assistidas por IA. Essa modernização aumentará a segurança, reduzirá o tempo de inatividade das aeronaves e otimizará os custos de manutenção.
“No cenário dinâmico da aviação atual, resiliência e inovação são primordiais”, afirmou Tanuja Randery, Vice-Presidente e Diretora Geral para Europa, Oriente Médio e África (EMEA) da AWS. “Ao utilizar a AWS, a Iberia Airlines não só alcançou notável resiliência operacional por meio de recursos multirregionais, como também é pioneira no uso de IA generativa para transformar a experiência do passageiro. A implementação bem-sucedida de soluções baseadas em IA pela Iberia em atendimento ao cliente, manutenção e operações demonstra como as companhias aéreas podem aproveitar a tecnologia em nuvem para construir um futuro mais resiliente e inovador para as viagens aéreas.”
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais