Nesta quinta-feira, 08, o Instituto TIM apresenta 20 startups criadas por universitários em uma feira de investimentos em São Paulo. O evento encerra oficialmente a nona edição do Academic Working Capital (AWC), programa gratuito que apoia estudantes da graduação na transformação dos seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs) em startups tecnológicas.
Entre as soluções estão um aplicativo para diagnóstico de retinopatia diabética; uma alternativa sintética que substitui o uso de animais em testes; e um sistema de monitoramento preventivo de estruturas como pontes e viadutos.
Os estudantes irão expor protótipos e defender seus modelos de negócio em sessões de “pitch” para bancas compostas por investidores-anjo, aceleradoras, especialistas do ecossistema de inovação, além da imprensa. Os times passaram os últimos sete meses imersos em capacitações promovidas pelo Instituto TIM, com mentorias, orientação de negócios e aporte financeiro para o desenvolvimento de suas soluções.
Desde 2015, o AWC já capacitou cerca de 650 estudantes, o que resultou na criação de mais de 120 startups, atuando diretamente com universitários em fase de conclusão da graduação — um diferencial entre os programas de fomento à inovação.
Cases que conquistaram o mercado
Entre os cases de destaque do AWC estão a Mvisia, adquirida por uma multinacional brasileira de máquinas elétricas; a SDW – Safe Drinking Water For All, startup formada por estudantes da Bahia e Ceará que foi premiada pela ONU em 2020 pela criação de uma tecnologia de purificação solar da água; e a Organa Kypséli, que desenvolveu uma bioimpressora capaz de produzir tecidos e órgãos artificiais, reduzindo o uso de animais em testes.
Em 2022, a RevFood chamou atenção ao criar uma película comestível feita a partir de cascas de frutas para conservar alimentos a baixo custo, e a Ide!a Tech, que desenvolveu uma plataforma de previsão de falhas para a indústria 4.0.
Feira de Investimentos
A Feira de Investimentos é o momento de apresentar soluções a potenciais investidores. Ao longo do evento, os times apresentam seus modelos de negócios, recebendo feedbacks de uma banca composta especialistas de mercado e investidores convidados. Além disso, haverá um painel com empreendedores e ex-alunos do programa contando suas histórias. A programação completa da Feira poderá ser consultada no Sympla.
O Academic Working Capital (AWC) possui coordenação acadêmica do professor Marcos Barretto, membro do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). “A Feira de Investimento representa um importante marco tanto para os estudantes quanto para toda a equipe envolvida no programa. Ao longo dos últimos nove anos, conseguimos formar equipes focadas e visionárias. Todas as startups estão preparadas para fechar seu primeiro negócio. Jogamos luz ao empreendedorismo científico por meio da análise de dados e da validação de hipóteses”, aponta Marcos Barretto.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais