Na última quinta-feira (22), cientistas da China anunciaram lentes de contato turbinadas, capazes de permitir que humanos vejam no escuro — inclusive de olhos fechados. A novidade, publicada na revista Cell Press, funciona sem baterias ou fios e transforma a luz infravermelha (invisível ao olho humano) em luz visível. Diferente dos óculos de visão noturna, essas lentes são transparentes e leves, permitindo enxergar normalmente durante o dia e, ao mesmo tempo, captar luz infravermelha.
- Lente de contato inteligente carrega bateria à distância e detecta glaucoma
- Suas lentes de contato podem conter químicos eternos e isso é preocupante
Os testes mostraram que, mesmo com os olhos fechados, os usuários conseguiam ver sinais piscantes no escuro, já que esse tipo de luz atravessa as pálpebras melhor que a luz comum.
A tecnologia usa nanopartículas especiais que “traduzem” diferentes tipos de luz infravermelha em cores visíveis. Por exemplo, um tipo de infravermelho vira luz azul, outro se transforma em verde, e assim por diante. Isso pode até ajudar pessoas com daltonismo a enxergar cores que normalmente não conseguiriam.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Nos testes, camundongos e humanos usando as lentes responderam a estímulos visuais invisíveis ao olho nu. Além disso, uma versão mais potente da tecnologia está sendo acoplada a óculos, permitindo enxergar com mais nitidez no escuro.
Ainda em desenvolvimento, as lentes hoje só funcionam com luz infravermelha vinda de LEDs, mas os pesquisadores estão trabalhando para torná-las mais sensíveis. A promessa é que, no futuro, poderemos ter uma visão noturna completa com algo tão discreto quanto uma lente de contato comum.
Leia também:
- Lente de contato pode detectar diabetes pelas lágrimas
- Esta lente de contato poderá detectar diferentes tipos de câncer
VÍDEO | JÁ PENSOU EM MUDAR A COR DOS OLHOS?
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canaltech - Leia mais