O livro O lado humano da tecnologia – 60 anos de estórias (Editora DISRUPTalks), do engenheiro de produção Antonio Gil, será lançado no dia 29 de maio, às 19 horas, na Livraria Drummond, à Avenida Paulista, 2.073 – Conjunto Nacional, em São Paulo. A obra resgata a trajetória da tecnologia da informação no Brasil, revelando bastidores muitas vezes desconhecidos do público.
Com narrativa envolvente e relatos inéditos, o livro mostra como a informática chegou ao País, conquistou espaço e transformou o cotidiano brasileiro. Por meio de episódios marcantes, o autor destaca os desafios e as conquistas dessa jornada, em que empresários, presidentes da República, juristas e políticos – nacionais e internacionais – desempenharam papéis decisivos.
Com olhar atento ao fator humano, Antonio Gil vai além da linha do tempo da tecnologia e conta a história das decisões, encontros e embates que moldaram o setor. O pano de fundo é sempre a transformação social provocada pela revolução digital.
Relato Fascinante
No prefácio, o jornalista e escritor Ricardo Viveiros, descreve a obra como um “fascinante relato” de quem não apenas testemunhou, mas protagonizou momentos-chave da informatização brasileira. Ele destaca que o livro é leitura obrigatória para quem deseja compreender a evolução da informática nas últimas seis décadas e, principalmente, mergulhar nos meandros da política e dos negócios a partir de uma perspectiva privilegiada.
Viveiros, há anos integrante do jornalismo e conectado aos avanços na informação, constata que a maioria dos profissionais está plenamente adaptada às transformações tecnológicas, tanto os companheiros que ainda trabalham nas redações ou aqueles que se tornaram assessores empresariais ou empreendedores no ramo da comunicação. “Estamos, enfim, todos muito bem inseridos na aldeia global que o filósofo canadense Marshall McLuhan descreveu lá na década de 1960. E isso não teria sido possível sem o trabalho de pessoas como Antonio Gil, que, de modo apaixonado, inteligente e visionário, contribuíram para que o Brasil pudesse acompanhar as transformações tecnológicas em tempo real com o que há de mais moderno no mundo”.
Sobre o autor
Antonio C. R. Gil tem formação em Engenharia de Produção pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), turma de 1960. Com uma trajetória marcante no setor de tecnologia da informação, ocupou cargos executivos de destaque. Foi COO da IBM no Brasil e CEO da empresa na Venezuela, além de ter presidido a Sociedade de Informática e Documentação (SID), em 1986, e a Lucent Technologies no Brasil, em 1993.
Em 1998, passou a atuar em parceria com o grupo de investimentos IT Partners, buscando oportunidades nos setores de TI e Telecom. Posteriormente, presidiu a CPM (hoje CPM CapGemini) e, entre 2007 e 2014, esteve à frente da Brasscom, a associação brasileira das empresas de tecnologia da informação.
Antonio Gil também tem presença relevante em conselhos estratégicos do País, como o de Desenvolvimento Econômico e Social, de Competitividade do Plano Brasil Maior e o da Fundação Vanzolini (ligada à Poli-USP). Sua atuação nesses colegiados reforça sua contribuição contínua para o avanço tecnológico e institucional do Brasil.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais