A Geely, um dos grupos automotivos mais poderosos da China, está oficialmente de volta ao Brasil. Após uma passagem sem muito brilho pelo país em 2014, a marca está pronta para mostrar o porquê é um verdadeiro “pesadelo” para a BYD em sua terra natal e, enfim, marcar seu nome por aqui.
- 10 carros elétricos mais vendidos do Brasil em maio de 2025
- O que vale mais a pena: carro híbrido ou elétrico usado?
A Geely confirmou, em nota oficial, que as primeiras unidades do EX5, SUV elétrico de porte grande (4,61 metros de comprimento x 2,75 m de entre-eixos), já chegaram ao país. Elas desembarcaram no Porto de Paranaguá, no Paraná, e em breve estarão espalhadas por concessionárias vinculadas à Renault por todo o Brasil.
A parceria entre a marca francesa e a Geely foi firmada em fevereiro deste ano. O plano é que a Renault fique responsável não apenas pela distribuição e venda dos carros da Geely no Brasil, mas também pela fabricação dos modelos em território nacional, algo que deve ocorrer em um futuro próximo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Os executivos da Geely divulgaram o plano de ação para estabelecer a marca no país e, em uma primeira fase, querem inaugurar 23 concessionárias até julho. A estratégia é ousada, e preê a Geely alcançando 105 unidades em território verde-amarelo até 2026.

Como é o Geely EX5?
O Geely EX5, primeiro carro que será comercializado pela empresa no Brasil nessa nova fase, promete incomodar os modelos que, hoje, dominam o segmento de SUVs elétricos puros, em especial os que pertencem à família Yuan, da BYD.
Além das generosas dimensões, o utilitário chega ao Brasil com a versão mais completa. Isso significa que os principais destaques do Geely EX5 são a autonomia e o desempenho, características que também acompanham os modelos da BYD vendidos por aqui.
O EX5 possui bateria com 60,2 kWh de capacidade. Segundo o fabricante, ela dá ao SUV a capacidade de rodar por até 530 quilômetros sem precisar de recarga, mas de acordo com a aferição chinesa, mais generosa que a do Inmetro. O motor elétrico é único, de 160 kW (217 cv), com 32,6 kgf/m de torque.
Ver essa foto no Instagram
Por dentro, o EX5 não foge à regra dos SUVs chineses que invadiram o Brasil. O pacote conta com central multimídia com tela generosa (15,4 polegadas), painel digital, console elevado com botões físicos e, claro, ótimo acabamento. Entre os recursos tecnológicos, são esperados comando por voz, ACC, frenagem automática, alerta de permanência em faixa e muito mais.
Quanto vai custar o Geely EX5 no Brasil?
A Geely ainda não confirmou qual será o preço do EX5 no Brasil, e deve fazer isso apenas no lançamento do SUV, programado para o próximo mês de julho. Como a ideia é brigar com modelos da BYD, o valor deve ser inferior ao do Yuan Plus, que gira em torno de R$ 190.000.





Vale lembrar que o Grupo Geely é dono de outras marcas importantes do segmento automotivo, como Lotus, Zeekr, Link & Co e Volvo. A Zeekr e a Link & Co, aliás, foram visitadas pelo CT Auto em viagem recente à China e trabalham juntas em território brasileiro.
Leia também:
- Jeep derruba preços dos SUVs e vende Renegade a preço de Tera
- “Efeito Tera”: quais serão as próximas marcas a baixar preços?
Vídeo: Baterias BYD: A Verdade por trás dos Mitos!
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canaltech - Leia mais