O Myspace, uma das maiores redes sociais dos anos 2000, ainda existe. A plataforma, no entanto, parece um museu virtual do que foi um dia: os artistas não atualizam suas páginas com novos álbuns e músicas e há poucos perfis ativos.
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O Myspace ainda existe?
Sim, o Myspace ainda existe, mas a versão brasileira da rede social foi fechada em 2009. Hoje, a plataforma continua disponível em inglês.
Apesar de continuar ativo, a maioria das músicas existentes não pode ser tocada, os vídeos não carregam e a plataforma não recebe produções novas dos artistas. Assim, os álbuns e músicas recentes não estão disponíveis, e a única sessão realmente atualizada são as “News” com novidades sobre o mundo dos famosos.
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O que fez o Myspace tão popular?
O Myspace nasceu em 2003, criado por Tom Anderson e Chris DeWolfe. Ao perceber o interesse dos usuários por música, eles direcionaram o foco da nova plataforma para o universo musical e seu grande diferencial era a personalização.
Nos anos 2000, a plataforma vigorou como uma das principais redes sociais e um dos meios mais importantes para impulsionar a carreira de diversos artistas, pois permitia a personalização de páginas de acordo com o momento da carreira, upload de novas músicas e álbuns e a interação com fãs.
A plataforma permitia criar perfis personalizados e incluir músicas dos seus artistas favoritos em suas páginas. Ainda podiam se conectar com amigos, blogs e grupos de interesse, além de compartilhar fotos, vídeos e boletins (posts curtos para amigos) e enviar mensagens privadas.
Um dos recursos mais famosos da rede era o “Top 8 Amigos” — lista personalizada que cada pessoa podia exibir no seu perfil.
O que aconteceu com o Myspace?
O declínio do Myspace começou com a ascensão do Facebook. A nova rede social de Mark Zuckerberg conquistou o público com uma interface mais limpa e intuitiva, um contraste com o design personalizável do Myspace, que muitas vezes resultava em perfis visualmente “poluídos”.
A plataforma também lidou com problemas de privacidade e segurança que minaram a confiança de usuários e anunciantes. Para completar, o Myspace demorou a se adaptar às novas tecnologias, como a explosão dos smartphones e a demanda por aplicativos móveis, áreas em que o Facebook se destacou.
Em 2019, a empresa divulgou uma outra falha: uma migração de servidor causou a perda permanente de quase 50 milhões de músicas e todos os arquivos de fotos e vídeos carregados antes de 2016.
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