A UPBI, referência no setor de Tecnologias para Data & AI, desenvolveu uma nova ferramenta, a Smart Gov, que chega ao mercado para otimizar a gestão de ambientes de dados corporativos. Por meio de integrações com APIs, a solução coleta e organiza dados em tempo real sobre a infraestrutura dos clientes, entregando dashboards completos que ajudam na tomada de decisão estratégica.
A plataforma exibe de forma clara e objetiva se o ambiente está subutilizado ou sobrecarregado, quantos usuários estão ativos, como ocorrem os acessos e, principalmente, quais relatórios e datasets do Power BI estão sem uso — permitindo que empresas identifiquem gargalos, otimizem recursos e direcionem os investimentos com mais precisão.
Ao fornecer essa visão analítica e contínua, a ferramenta permite prever ações com antecedência, promovendo uma gestão proativa. Empresas que já adotaram a solução observaram uma redução de até 60% dos usuários que tinham acesso à plataforma e não a utilizavam, além de um aumento de 70% na eficiência do uso de relatórios estratégicos, ao eliminar redundâncias e focar apenas nos ativos realmente utilizados.
Segundo José Paulo Abi Jaudi, CEO da empresa, “o mercado de TI tem enfrentado desafios cada vez maiores para manter ambientes eficientes e sustentáveis. Nossa solução nasce dessa dor comum: a falta de visibilidade e controle sobre o uso real dos dados e recursos. Com essa ferramenta, entregamos às empresas o poder de agir com base em dados concretos e tomar decisões que geram economia e performance.”
O Smart Gov é um grande aliado da governança de informações, pois permite de forma simples e ampla gerenciar informações sigilosas e sensíveis, incluindo o âmbito da LGPD. Além disso, pode rapidamente fornecer indicativos para melho organização e acesso a dados, ponto crucial que metodologias e auditorias podem usufruir.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais