Rumores sobre um possível PS5 portátil já rolam há algum tempo, mas novas informações obtidas pelo canal Moore’s Law is Dead colocam mais lenha na fogueira. Segundo o insider, a Sony estaria disponibilizando diferentes modos de operação de seu console para os desenvolvedores usarem, um deles diz respeito a um modo em que o foco é a redução no consumo de energia.
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Segundo documentos obtidos pelo canal, esse novo modo de baixa energia do PS5 limitaria o uso da CPU, desligando a tecnologia Simultaneous Multithreading e deixando somente os 8 núcleos ativados, além de reduzir as frequências em cerca de 15%.
Em termos de GPU, a largura de banda pode ser cortada pela metade. Além disso, os 60 CUs seriam reduzidos para 36, quase a metade e mesma quantidade do PS5 base, algo que tem potencial de reduzir o desempenho drasticamente, principalmente nos títulos mais pesados.
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Modo seria uma preparação para o PS5 portátil?
O canal fala ainda de outros aspectos que podem ser afetados por esse novo modo, como a redução de 75% no processamento do áudio 3D e a falta de suporte ao PSSR, upscaling proprietário da Sony, e à realidade virtual. Essas reduções ainda permitiriam a retrocompatibilidade de jogos, já que eles seriam menos exigentes em processamento.
Esse novo modo de economia de energia pode realmente ser usado em jogos menos exigentes, que não precisam de tanto processamento, gerando economia de energia e redução no calor gerado, consequentemente. Mas o canal MLID acredita que esse é um passo inicial para o possível PS5 portátil, dispositivo que precisaria de ajustes como esse.
Porém, vale ressaltar, que essas mudanças sozinhas não seriam suficientes para transformar um console de mesa em portátil. Temos visto diversos consoles portáteis sendo lançados nos últimos anos e todos eles contam com SoCs customizados com o objetivo de rodar em um aparelho pequeno, com dissipação de calor limitada, entre outros aspectos.
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Fonte: Canaltech - Leia mais