O câmbio automático conta com diversos modos e funções que variam de acordo com a necessidade do condutor. E, na maioria das vezes, essas funcionalidades são representadas por letras ou números.
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No entanto, carros mais novos têm vindo de fábrica com uma nova posição no câmbio automático, denominada pela letra “B”. Esse modo de condução está presente, principalmente, em modelos equipados com motores eletrificados.
Mas para que serve o “B”?
Para quem está familiarizado com este tipo de transmissão, sabe que as letras “P” (park), “R” (reversing), “N” (neutral), “D” (drive) e “L” (low) estão presentes em praticamente todos os carros automáticos. Já a letra “B” — que significa ‘frenagem, ou breaking em inglês — é usada pelas fabricantes como um substituto para o “L”, principalmente em carros híbridos ou elétricos.
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A funcionalidade é a mesma e tem como principal objetivo auxiliar o carro e o condutor em situações de muita frenagem em descidas acentuadas, serras, etc.

Ao colocar o carro na posição “B”, a frenagem do motor passa a ser mais operante durante a condução. Há também uma retenção na troca de marchas e um aumento nas rotações, trabalhando sempre em alta.
Essas mudanças no comportamento do carro visam auxiliar os freios, que podem acabar superaquecendo com o uso constante em descidas de serras, diminuindo as chances de falhas e acidentes.
Há outra função para carros eletrificados?
Em carros híbridos e elétricos, no entanto, o modo de condução “B” também tem uma segunda função: regeneração. Com uma frenagem de motor mais atuante, os modelos podem regenerar mais energia, gerando mais autonomia ao veículo.
Em serras, por exemplo, um carro elétrico pode regenerar uma boa porcentagem de bateria. Mas isso varia de acordo com cada fabricante de veículos.

Quando não devo usar o câmbio na posição “B”?
Como dito anteriormente, este modo de condução deve ser utilizado em serras e descidas acentuadas, que necessitam de uma utilização significativa dos freios.
A utilização do “B” na cidade, por exemplo, pode ser prejudicial para o consumo de combustível. Com a rotação do motor alta e uma troca de marcha limitada, a gasolina ou etanol será gasta de forma muito mais rápida.
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Fonte: Canaltech - Leia mais