A modernização da infraestrutura operacional do Metrô de São Paulo avança com a execução da obra do novo CCOx (Centro de Controle Operacional Xperience), considerada um marco importante na melhoria da gestão e supervisão da rede metroviária. O projeto, que apresenta soluções eficientes e bem estruturadas, conclui o estado da arte em tecnologia no transporte sobre trilhos.
O novo CCOx prevê um salto tecnológico em relação ao antigo, com painéis full LED de alta resolução e videowall sem bordas e consoles configuráveis por login, eliminando a rigidez dos postos fixos de trabalho. Os sistemas operam em um data center de alta disponibilidade, com infraestrutura redundante, mais segurança e eficiência energética. O espaço também foi projetado para suportar novas tecnologias, como o SME3 (monitoramento inteligente por câmeras), e está preparado para expansões e futuros desafios operacionais.
Um dos destaques da modernização é o novo videowall, que terá cerca de 36 metros de comprimento por 3,35 metros de altura. A estrutura será composta por 90 telas premium de 55 polegadas, organizadas em uma matriz de 30 colunas. As telas, com tecnologia 4K e alta resolução, permitirão uma visualização ampla, nítida e dinâmica das informações operacionais, favorecendo as tomadas de decisões mais ágeis e assertivas. A estrutura metálica de sustentação já foi instalada e a montagem das telas está prevista para ocorrer entre agosto e setembro de 2025.
Estágio das obras
A modernização está dividida em três etapas, ou “ondas”. A “Onda 1”, com 90% dos trabalhos executados, contempla a implantação de uma nova sala de computadores, que terá papel fundamental no suporte às operações. Já a “Onda 2” envolveu a migração do CCO antigo do 1° para o 2° andar do edifício, algo inédito em seus mais de 50 anos de funcionamento ininterrupto. Essa etapa permitiu a continuidade dos serviços sem interrupções durante as obras mais profundas. Atualmente, está em andamento a “Onda 3”, que compreende a modernização completa e o retrofit do primeiro andar do prédio do CCO, com previsão de conclusão até o fim de 2025.
A nova “sala negra”, ou Sala de Controle, do CCOx, com 364,33 m², será o coração da operação e contará com equipamentos de alta capacidade. O sistema computacional contará com 80 servidores e uma capacidade total de 7.680 GB de memória RAM e 76,8 TB de armazenamento em disco, garantindo maior velocidade de processamento e robustez na gestão de dados estratégicos para a operação do sistema metroviário.
O novo CCOx também contará com 56 novos postos de trabalho, projetados para oferecer conforto e funcionalidade aos operadores. Cada estação será equipada com uma poltrona giratória e um console com tampo em madeira de altura ajustável, painel frontal, suporte para monitor, thinclient (mini PC) e infraestrutura completa de tomadas elétricas e de rede.
Além dos avanços tecnológicos, a obra traz melhorias importantes nos aspectos de conforto e bem-estar dos profissionais. Foram incluídas soluções para aprimorar a climatização, a iluminação e a ergonomia dos postos de trabalho, beneficiando tanto a Sala de Controle quanto os ambientes de apoio operacional. Essas intervenções visam proporcionar um ambiente mais adequado ao desempenho das funções críticas realizadas no CCO.
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais