Um novo estudo da Juniper Research descobriu que o valor dos pagamentos globais com cartão virtual B2B chegará a US$ 14,6 trilhões até 2029; representando 83% do mercado total de cartões virtuais globalmente. Isso representa um aumento em relação a 2025, quando o setor B2B representará 76% do mercado de US$ 5,2 trilhões.
Essa adoção acelerada é impulsionada por uma mudança mais ampla nos pagamentos B2B, à medida que empresas globais priorizam agilidade e segurança financeira. Cartões virtuais fornecem números de cartão exclusivos, gerados digitalmente, que podem ser integrados a softwares de contabilidade e atribuídos a fornecedores, aumentando a visibilidade e reduzindo fraudes. Isso é particularmente valioso em setores de alto valor, como saúde e viagens, que frequentemente utilizam sistemas legados ineficientes e enfrentam restrições de fluxo de caixa.
Incerteza global aumenta apelo por cartões virtuais
A pesquisa constatou que um importante impulsionador do crescimento dos cartões virtuais é o apelo dos recursos multimoeda em meio à incerteza global atual. Funcionalidades transfronteiriças em tempo real permitem que empresas internacionais reduzam riscos em meio a condições comerciais voláteis e tarifas variáveis. Para fortalecer a relevância no mercado, os fornecedores devem adaptar serviços de valor agregado, como integração de APIs de software de contabilidade, aos principais corredores comerciais globais.
Para inovar ainda mais, os provedores de cartões virtuais precisam utilizar análises avançadas de dados para ajudar as empresas a obter insights mais profundos sobre seus padrões de gastos. Ao aproveitar os dados transacionais gerados com cartões virtuais, as empresas otimizarão os processos internos e reduzirão custos.
O autor da pesquisa, Lorien Carter, comentou: “ Os provedores de cartões virtuais devem colaborar com fintechs para integrar serviços de valor agregado, como calculadoras de rastreamento de carbono, em seu conjunto de tecnologias. Isso é fundamental para posicionar os cartões virtuais como a principal solução inovadora em um competitivo espaço de pagamentos B2B .”
Fonte: TI INSIDE Online - Leia mais