Os carros com câmbio manual eram maioria nas ruas até o final da década de 1990, quando começaram a perder espaço para as novas e tecnológicas transmissões automatizadas.
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Atualmente, porém, o jogo está mudando novamente e, ao que parece, proporcionando uma volta ao passado, com diversas marcas de carros lançando versões equipadas com câmbio manual.
O movimento causou certa estranheza, especialmente depois que algumas montadoras, como a Nissan, admitiram abertamente que deixariam de vender o Versa e o Sentra com tal transmissão por conta da baixa procura.
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Para entender melhor o porquê algumas marcas de carros voltaram a incorporar versões com câmbio manual em seus portfólios, o CT Auto foi “direto na fonte”. Conversamos com executivvos de Ford, Renault e até da Porsche, marca premium alemã, para entender as justificativas para o “retorno ao passado”. Confira.

Mustang com câmbio manual “explodiu” em vendas
A Ford surpreendeu boa parte do mercado ao anunciar que a linha 2026 do Mustang, um dos muscle cars mais icônicos da história, chegaria ao Brasil com uma versão equipada com câmbio manual.
Os gearheads mais puristas, claro, amaram a novidade, e pouco se importaram com as regras impostas pela montadora para quem se dispôs a pagar R$ 600 mil pelo esportivo, tanto que esgotaram o lote de 200 unidades em poucas horas.
Em contato com o CT Auto,Marcel Bueno, diretor de marketing da Ford na América do Sul, justificou o porquê a marca “ressuscitou” o Mustang com câmbio manual, atitude que, pela “explosão” nas vendas, se mostrou mais do que acertada.
“Acreditamos que a volta do câmbio manual em modelos como o Mustang está em plena sintonia com o espírito de pista e performance que sempre definiu o carro. Como parte das celebrações dos 60 anos do Mustang no mundo, trouxemos uma edição limitada de 200 unidades exclusivas para o Brasil, atendendo a um desejo crescente por uma condução mais visceral e emocional”, explicou.
Segundo o executivo, embora a transmissão automática de 10 velocidades entregue alta tecnologia e desempenho otimizado, inclusive com trocas manuais no volante, “há um público entusiasta que valoriza uma experiência mais impactante ao volante”.
“Mais do que uma escolha nostálgica, o câmbio manual de seis marchas é coerente com esse DNA esportivo do Mustang. Ele amplia a sensação de controle e oferece recursos como Flat Shift, Launch Control e Rev Match, que elevam a experiência de condução a um nível mais refinado e esportivo”, concluiu.

Porsche 911 volta às origens com câmbio manual
Outro fabricante que viajou no tempo e relançou um esportivo “raiz” em versão com câmbio manual para o mercado brasileiro foi a Porsche. E os alemães fizeram isso com ninguém menos que o Porsche 911, incontestável ícone da indústria automotiva mundial.
A marca confirmou, no finzinho de 2024, que o 911 Carrera T (geração 992.2) desembarcaria por aqui somente na versão equipada com câmbio manual de 6 velocidades, e não mais com o excelente PDK de duas embreagens e 8 marchas.
Em entrevista ao CT Auto, Leandro Rodrigues, Manager de Relações Públicas e Comunicação da Porsche, explicou o porquê a montadora alemã optou por oferecer apenas a versão do ícone sem a transmissão automática.

“O cliente pode escolher o carro esportivo dos seus sonhos de acordo com as suas preferências: veículos equipados com a transmissão automatizada PDK serão mais rápidos em pista, oferecendo também conforto e agilidade durante o uso em vias públicas, enquanto o câmbio manual é indicado para os clientes que buscam, ao invés de décimos de segundo, uma conexão mais íntima com o automóvel, com maior controle e menor uso de assistências”.
Renault quis “aumentar o leque” com Kardian manual
Se você está pensando que precisa ter, no mínimo, R$ 600 mil disponíveis para comprar um bom carro 0km com câmbio manual em 2025, se enganou. Há uma ótima opção, bem mais em conta, para quem curte esticar as marchas e ouvir o giro do motor subindo.

Estamos falando do Renault Kardian, que foi lançado apenas com transmissão automática, mas, desde o Festival Interlagos de 2024, passou a oferecer aos clientes a opção Evolution, com câmbio manual e o excelente motor 1.0 turbo, com preço a partir de R$ 112.690,00, em maio de 2025.
Aldo Costa, diretor de Marketing da fabricante francesa, também atendeu ao CT Auto para explicar o porquê da decisão. E foi direto ao ponto: a Renault quis “aumentar o leque” e, assim, se diferenciar dos principais concorrentes, Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. “O Kardian é o único do segmento B-SUV com câmbio manual. Quisermos dar ao consumidor uma opção a mais”, resumiu.
E você, canaltecher, o que prefere: a comodidade do carro com câmbio automático ou o bom e velho (mas agora moderno e atual) câmbio manual? Comente com a gente nas redes sociais do Canaltech qual sua escolha.
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Fonte: Canaltech - Leia mais