Durante a comemoração de aniversário de 15 anos, a Xiaomi exibiu oficialmente mais um carro para sua linha após o sucesso mundial do SU7. Trata-se do YU7, um SUV elétrico e o segundo modelo de produção da marca.
- Gigantes adormecidos: o fim de marcas de carros que amamos
- Volkswagen Tera pode estrear mais caro que o Nivus; entenda
O modelo chega para complementar a linha de produção da fabricante de celulares, que está realizando uma transição para atuar de forma significativa no setor automotivo.
Como é o Xiaomi YU7
Com porte médio para grande, o YU7 será montado na plataforma Modena de 800 V, a mesma de seu “primo” sedã. Suas medidas são as seguintes: 4,99 m de comprimento, 1,99 de largura, 1,60 m de altura e uma distância entre-eixos de 3,00 m. Essas dimensões são semelhantes ao de um Land Rover Defender 110.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Pulando para o visual, o design do novo SUV da marca mantém o padrão de acabamento já visto no sedã. Os faróis são praticamente idênticos, assim como a entrada de ar na parte inferior do para-choque e o formato do capô.
De lado, o YU7 lembra muito o Ferrari Purosangue ou o Aston Martin DBX, principalmente no caimento do vidro traseiro até as lanternas. As rodas são inéditas, assim como as maçanetas embutidas.

A assinatura das lanternas traseiras é parecida com a utilizada pelo sedã, mas com diferenças notáveis. Há ainda aberturas para passagem de ar nas laterais do para-choque e um pequeno aerofólio.
O nível de acabamento da cabine também merece destaque, com bancos envoltos de couro Nappa. Há ajustes de reclinação para todos os assentos, mas apenas os dianteiros possuem massagem em 10 pontos.
O conjunto de telas é diferente e inovador. Além de uma enorme central multimídia, o SUV conta com uma tela conjunto de 1,1 m atrás do painel, que exibe todos os dados do veículo e substitui o cluster de instrumentos. Os bancos traseiros também contam com uma tela de quase 7” apenas para o controle de climatização, música e navegação.

Motorização e baterias
Serão três tipos diferentes de motorização disponíveis para o Xiaomi YU7, sendo uma com tração traseira e duas com integral: YU7 RWD, YU7 Pro AWD e YU7 Max AWD.
A primeira é mais simples: tem apenas um motor traseiro de 320 cv potência e 53 kgfm de torque. O 0 a 100 km/h é feito em apenas 5,88 s e a velocidade máxima de 240 km/h, de acordo com a fabricante. A bateria desta versão é de 96,3 kWh de capacidade e fornece uma autonomia de 835 km.
O YU7 Pro AWD adiciona mais um motor para entregar uma potência combinada de 496 cv, 70 kgfm de torque e um desempenho de 0 a 100 km/h em 4,27 s. Esta variante usa a mesma bateria da anterior, mas a autonomia é menor: 770 km.

A última, mais sofisticada e potente, mantém os dois motores elétricos, mas com uma configuração diferente: dianteiro entrega 299 cv enquanto o traseiro 401 cv. Juntos, eles geram 691 cv de potência e um impressionante 0 a 100 km/h em 3,23 s. Aqui a bateria é maior, de 101,7 kWh de capacidade e autonomia de 760 km. Todos os motores são fornecidos pela United Automotive Electronics (UAES).
Por conta da plataforma de 800 V da Xiaomi, o YU7 suporta um carregamento ultrarrápido, fornecendo até 620 km de autonomia em apenas 15 minutos.
Soluções tecnológicas e segurança
Assim como seu primo sedã, o Xiaomi YU7 conta com uma enorme variedade de tecnologias e sistemas avançados de segurança.
Destaque para o sistema de auxílio à condução do SUV, que conta com sensores LiDAR, radar 4D de ondas milimétricas e sistema de direção semiautônoma. Tudo isso é gerenciado por um software Nvidia Drive AGX Thor.
Previsão de lançamento
A estreia do SUV já está marcada para julho de 2025 na China. Ainda não há nenhuma confirmação de preço para o modelo, mas ele deve ficar entre os R$ 200.000 e R$ 300.000 na conversão direta.
Leia também:
- 3 marcas de carros que “duram a vida toda”, segundo os mecânicos
-
5 segredos do Pulse 2026 para brigar com o Volkswagen Tera
Vídeo: O BYD Song Plus é bom mesmo? Descubra tudo sobre esse SUV híbrido!
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte: Canaltech - Leia mais